Em julho, a filial portuguesa do grupo alemão Deutsche Bahn (DB) inicia as obras em Vila do Conde/ O novo centro logístico ocupa 14 mil metros quadrados e conta com 170 colaboradores / Entra em funcionamento em janeiro de 2014

Há 48 anos no país, a Schenker Transitários, S.A. está hoje entre o top 3 do ranking dos operadores de logística e transportes em Portugal. «A economia está a atravessar uma fase exigente, mas continuamos a acreditar em Portugal e queremos preparar-nos para um futuro melhor», informa Frank Gutzeit, diretor-geral da empresa. Este futuro passa por Vila do Conde, onde a Schenker investe nove milhões de euros num novo centro logístico com 14 mil metros quadrados. As obras já começaram e o centro vai abrir portas já em janeiro de 2014. A empresa comprou um terreno de 27 mil metros quadrados por acreditar no potencial de desenvolvimento do negócio.

O principal objetivo é centralizar as atividades logísticas do norte num único espaço, o que garante a otimização dos recursos e uma melhoria significativa a nível dos processos e da organização. Graças a estas sinergias, a Schenker aumenta a produtividade e a qualidade de serviço ao cliente.

O centro logístico vai substituir os três armazéns da Schenker na Maia e os 170 colaboradores locais vão ser transferidos para as novas instalações. «Com o volume de negócios atual, conseguimos ocupar 50 por cento do espaço disponível no novo armazém que tem mais dois mil metros quadrados do que os três armazéns juntos. Este é um investimento tão ambicioso quanto motivador», sublinha Frank Gutzeit. No novo centro, o armazém tem oito mil metros quadrados, o cross docking – receção e redistribuição de mercadoria – ocupa 3.300 e a área administrativa 2.500 com escritórios, salas de reuniões e cantina.

O centro logístico em Vila do Conde vai ser o primeiro da Schenker em Portugal com certificação TAPA, um standard internacional que incide sobre a segurança das instalações e controlo dos procedimentos. «Investimos nesta certificação com videovigilância total e registo biométrico para garantir aos nossos clientes um serviço ainda mais seguro», afirma Frank Gutzeit.

O diretor-geral da Schenker Portugal explica a aposta em Vila do Conde com as excelentes infraestruturas, incluindo a proximidade ao Porto de Leixões e ao aeroporto. «Foi aqui que encontrámos uma área industrial desta dimensão e o suporte da Câmara Municipal de Vila do Conde foi fundamental para a aprovação do projeto dentro do prazo», acrescenta.

Pedro Patrício, o responsável pela Direção de Grandes Empresas da AICEP, considera que «o novo investimento da Schenker em Vila do Conde vem contribuir de forma estruturante para o desenvolvimento da economia nacional e regional, através da criação de emprego qualificado e desenvolvimento da atividade logística.»

Sobre a Schenker Transitários, S.A.

A Schenker destaca-se por ser o operador mais completo, oferecendo um leque de serviços muito diversificado para os mais variados setores, entre eles os mais exigentes como o transporte de produtos alimentares com frio e produtos farmacêuticos com temperatura controlada.

Em Portugal, a Schenker tem mais de 350 colaboradores e está sediada em Lisboa. Conta com sete escritórios próprios e mais de 22 mil metros quadrados de espaço de armazenagem. Em 2012, o volume de negócios da Schenker foi de 95 milhões de euros. A nível mundial a DB Schenker emprega 95 mil colaboradores nos dois mil escritórios distribuídos por 130 países.

A DB Schenker é o número um da Europa nos transportes ferroviários e terrestres. A nível global, é o número dois no transporte aéreo, o número três no transporte marítimo e o número cinco quanto aos contratos de logística.