Este é o sexto artigo da coluna “Do’s & Dont’s da Comunicação Empresarial” de Silke Buss. Foi publicado na Vida Económica de 03/10/2025.

Ler artigo online
Download artigo em pdf

Do’s & Dont’s da Comunicação Empresarial
Comunicação para empresas “sem novidades”   

A sua empresa não tem notícias? Então, temos de produzir algumas! A criação de notícias cativantes para os média-alvo – nossos parceiros para chegar aos clientes – é um campo complexo. Por isso, vou abordar o tema em três partes. Hoje, é a vez da empresa com um único produto. Este produto é disponibilizado, com serviço completo, a empresas de produção e oficinas. O produto é bom, o serviço é bom, mas a história é sempre a mesma. Será?

A empresa internacional pediu uma proposta à minha agência em 2017 para assessoria de imprensa. Média-alvo: imprensa técnica. A seguir, vieram o Diretor de Marketing e a Diretora de Comunicação a Lisboa para reunir connosco. Na reunião deixei bem claro que, sem um razoável investimento em publicidade, não íamos conseguir manter o produto bem presente nos média. Bem presente significa, neste caso, a publicação de 10 a 20 artigos por mês. As razões são óbvias: Só a introdução do produto no mercado é uma verdadeira notícia. E depois? Certo, de vez em quando há novidades como a abertura de uma filial, uma inovação do serviço, a apresentação de uma nova imagem de marca, etc. No entanto, o valor mediático é médio a fraco e este tipo de novidades só surge de vez em quando. Como então conseguir esta boa presença ambicionada pela empresa?

Uma vez estabelecido o budget de marketing, criámos um conceito para a empresa. O lema: dar vida ao produto e ao serviço completo. Virámos e focámos o produto em diferentes ângulos, encontrámos diversas mais-valias e aplicações, utilizámos vários contextos, aproveitámos ganchos atuais e contámos imensas histórias. Nos nossos case studies, gerentes, engenheiras e mecânicos falam da sua experiência. Sempre presentes: fotógrafos excelentes.

O investimento em comunicação de qualidade teve um forte retorno: A empresa conseguiu triplicar os resultados e está a caminho de dois mil clientes.