Silke Buss – otimista, estratega, fazedora, atleta
“Pode enviar a sua candidatura por correio até esta quinta-feira”, disse, na segunda-feira, a secretária do IFP, o único instituto superior de comunicação social na Alemanha que oferecia a estudantes universitários/as uma formação jornalística de três anos nos períodos livres. Silke Buss estava no primeiro semestre na Universidade de Erlangen-Nuremberga para tirar a licenciatura e o mestrado em Ciências de Teatro e Media, Ciências Políticas e Ibero-Romanística/ Lusitanística. No fim de semana antes da chamada tinha participado num workshop da faculdade sobre jornalismo televisivo. E foi assim que soube do IFP através de um colega, uma informação decisiva para a sua carreira. Silke Buss queria ser jornalista e tinha escolhido esta combinação de ciências para se especializar e, em paralelo, fazer estágios em meios de comunicação social.
Logo a seguir à conversa telefónica com o IFP, pediu ao pai para enviar, por correio expresso, todos os artigos escritos por ela durante o seu primeiro estágio num diário local. Selecionou os três melhores e enviou a sua candidatura para Munique. Chegou a tempo! Silke Buss foi convidada para um teste e uma entrevista no IFP. As boas notícias chegaram no mês seguinte: esteve entre as seis raparigas selecionadas, anualmente, para além de nove rapazes, e ia ser bolseira de um curso intensivo de três anos na Alemanha, Áustria e Itália com jornalistas formadores/as de renome na imprensa, rádio e TV. No âmbito deste curso, realizou estágios bimensais em diários de Colónia, Frankfurt e Mainz, bem como na Rádio de Baviera.
Em 1997, a luso-alemã mudou-se para Portugal, onde concluiu o seu doutoramento na mesma combinação de ciências em 1999. Iniciou carreira como correspondente dos media alemães Die Welt e Der Spiegel. Convidada pela multinacional alemã Tengelmann (Plus Superdesconto) para assumir a assessoria de imprensa, mudou de lado e fundou a BUSS Comunicação em 2001.
Para aprofundar e ampliar os seus conhecimentos, Silke Buss participou em diferentes formações complementares, como moderação de debates, media training, coaching e PNL (programação neurolinguística). Em 2014/15 tirou ainda o curso de mediadora de conflitos (www.mediacao.buss.pt) na Universidade de Ciências Aplicadas de Koblenz. As suas competências foram aprovadas pela Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) em 2018 através de um exame sobre mediação baseado na legislação portuguesa.
Silke Buss é especialista em comunicação e assessoria de imprensa. Fala cinco línguas (alemão, português, inglês, francês e espanhol) e deve a sua competência intercultural à frequência do colégio luso-alemão Sankt Antonius Bardel na Alemanha, onde entrou com 10 anos, às pesquisas internacionais em estudante e ao trabalho, durante mais de 20 anos, com multinacionais de vários países.
Andreia Félix – criativa, determinada, flexível e produtiva
integra a equipa da BUSS Comunicação com competência, proatividade e paixão desde o início de 2012. É licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, PNL Master, Certified Coach e Formadora. Natural de Matosinhos e com experiência em comunicação em diversos contextos, como jornalista de imprensa e rádio, como responsável de equipas de vendas, como atriz de teatro e como Coach, tem um perfil criativo, flexível, proativo e com foco no sucesso.