

Do’s & Dont’s da Comunicação Empresarial – é assim que se chama a nova coluna de Silke Buss na Vida Económica. A fundadora e diretora da BUSS Comunicação quer transmitir as boas praticas da comunicação externa e interna e promete contar as histórias mais marcantes da sua agência de quase 25 anos. A sua motivação? Contribuir para uma melhor comunicação das empresas e, assim, para uma vida económica saudável e bem-sucedida.
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Do’s & Dont’s da Comunicação Empresarial
Gerir falhas públicas: O grande exemplo de uma gestora de topo
Que conferência de imprensa extraordinária! Que mulher corajosa! No mundo dos negócios, as pessoas também falham. A diferença é que algumas destas falhas se tornam públicas e têm impacto na continuidade da carreira. Quanto mais responsabilidade, mais peso tem a gestão mediática do erro cometido. Mal gerido pode até prejudicar a imagem da empresa que representam. Por isso, é preciso agir de imediato: de preferência, antecipar-se ou então agir a partir do momento em que surge a primeira notícia. A máxima é assumir as rédeas logo que possível e comunicar de forma proativa. Quem deu um excelente exemplo de como sair de um enorme embaraço sem consequências, a nível profissional e reputacional, foi a gestora de topo Susanne Klatten, membro do conselho fiscal e acionista com mais de 20 por cento da BMW, bem como proprietária e acionista de outras empresas.
Foi em 2007 que Susanne Klatten, neta do fundador da BMW, conheceu Helg Sgarbi. A gestora, na altura com 45 anos, começou a encontrar-se com o suíço três anos mais novo em hotéis de luxo. Quando o amante lhe pede sete milhões de euros por ter alegadamente atropelado uma criança de uma família mafiosa, a multimilionária acaba por lhe emprestar o montante. Meses depois, quando o suíço lhe exige 49 milhões de euros para não revelar as cenas íntimas de ambos gravadas por câmaras escondidas propositadamente instaladas nos vários quartos de hotel, a mulher casada e mãe de três filhos acorda. De imediato contacta a polícia que prende o chantagista e o seu chefe italiano na entrega simulada de dinheiro e começa a investigar discretamente. Quando Susanne Klatten compreende que o caso está em risco de se tornar público, antecipa-se: realiza uma conferência de imprensa, conta os factos e pede desculpa à família pela desilusão causada. Comunicou a sua versão da história e conseguiu, desta forma, controlar a mediatização o máximo possível.
Com esta abertura proativa e a sua atitude sensata e consciente, a gestora de topo conseguiu manter a reputação ao assumir a sua ingenuidade em confiar num gigolô vigarista. Em 2009, Helg Sgarbi foi condenado a seis anos de prisão.
Na nova coluna mensal “Do’s & Don’ts da Comunicação Empresarial” quero partilhar os meus conhecimentos e experiências nesta área, a nível nacional e internacional. Para além de abordar as boas práticas da comunicação externa e interna, vou contar algumas histórias da minha agência de comunicação com quase 25 anos. O objetivo? Contribuir para uma melhor comunicação das empresas e, assim, para uma vida económica saudável e bem-sucedida.