Alto Patrocínio do Presidente da República | Pianistas de renome internacional | 11 concertos, 100 horas de formação

Começa no dia 25 de julho a 23.ª edição da Semana Internacional de Piano de Óbidos – SIPO. Parte do programa do evento recorda o compositor francês Claude Debussy, comemorando o centenário da sua morte. A outra parte é dedicada ao pianista e compositor português José Vianna da Motta a propósito dos 150 anos do seu nascimento. «O nosso núcleo mantém-se. Temos um programa que engloba a formação especializada e o festival de música», explica Manuela Gouveia. A presidente da ACIM – Associação de Cursos Internacionais de Música – acrescenta: «vamos ter 11 concertos e 100 horas de formação».

No dia 30 de julho o Quarteto de Matosinhos realiza o concerto de abertura no Auditório Municipal de Óbidos e toca uma peça de Vianna da Motta. «É curioso que abrimos o evento de piano com quatro instrumentos e nenhum é um piano», comenta Manuela Gouveia. O concerto de encerramento vai ser no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha pela pianista portuguesa Olga Prats que comemora 80 anos de vida e 60 de carreira e apresenta obras de Rey Colaço e Astor Piazzolla.

«Este ano fizemos questão de alargar os locais de realização dos concertos para conquistar novos públicos e envolver mais municípios na cultura da região», explica a presidente da ACIM. Pela primeira vez a SIPO vai estar no Bombarral, no Teatro Eduardo Brazão, no dia 11 de agosto com um Recital de Piano dos Laureados SIPO 2017, Rafael Ruiz, uma das maiores revelações do piano brasileiro da nova geração, e Guo Xiaoyu, admitido com a melhor nota na audição ao Conservatório de Música da China. Há concertos também nas Caldas da Rainha e em Santarém. Os horizontes da SIPO são ainda alargados a outras artes, como é o caso da pintura com a exposição de António Canavarro “Sem fonia, na procura da harmonia” e também da palestra de João Almeida, jornalista da Antena 2, com o tema “Caminhos para um músico ter sucesso”.

Programa SIPO 2018

As master classes de piano são um dos pontos fortes da SIPO porque «são abertas ao público e são uma oportunidade única das pessoas estarem dentro do ambiente musical mais intensamente», explica Manuela Gouveia que acrescenta «aqui é dada formação especializada a alunos de piano que estão a concluir a sua formação, pianistas em início de carreira e professores». Todos os anos, uma média de 25 alunos nacionais e internacionais integra a formação. Este ano são seis professores, personalidades de reconhecido valor musical e artístico, de dimensão internacional que vão estar rotativamente em três espaços de Óbidos a dar formação a novos pianistas dos seguintes países: Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha, Grécia, EUA e Portugal.

Este ano a SIPO conta com o alto patrocínio do Presidente da República e, para a presidente da ACIM, «isso representa um reconhecimento do valor cultural do nosso evento, bem como do impacto que a SIPO tem na Região Oeste». A Associação foi fundada em 1996 precisamente com o propósito de criar na Região Oeste um núcleo de atividades artístico-culturais de renome internacional com aposta na formação de jovens músicos. A ACIM já foi distinguida com medalha de mérito pela Câmara Municipal de Óbidos e pela Associação Empresarial de Óbidos pelo contributo económico à região.

Mais informações e programa detalhado em: www.pianobidos.org