Este artigo é para as pessoas que gostariam de arranjar um conflito para poder beneficiar de uma mediação. Com o nosso guião, vão conseguir arranjar chatices em poucas semanas!
Este artigo também é para as pessoas que preferem prevenir e evitar conflitos: é só inverter o guião!
O artigo de Silke Buss saiu na Vida Económica de 2 de setembro de 2022. É o 14.º da sua coluna sobre mediação de conflitos na Vida Económica.

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Coluna sobre Mediação de Conflitos – n.º 14
Por Silke Buss, Mediadora de Conflitos, Especialista em Comunicação

Prevenção e Mediação de conflitos
A mediação interessa-lhe, mas não tem conflito? Saiba como arranjar um

Já ouviu falar muito bem da mediação? Dos efeitos positivos para as relações e o próprio bem-estar? De proporcionar espaço e tempo para chamar as coisas pelos nomes, ganhar clareza, sabedoria, inspiração e motivação? Gostaria muito de realizar uma mediação, mas pensa que não dá por não ter conflito? Tranquilo, isso resolve-se.

É relativamente fácil criar um conflito. Basta aplicar as seguintes dicas durante algum tempo.

Guião: Como criar um conflito?
Imaginemos que quer provocar um conflito entre si e outra pessoa. Para isso, tem de trabalhar na sua irritação, na irritação da outra pessoa e interromper o fluxo de comunicação. Como proceder? Eis o guião:

Parta do princípio que tem sempre razão! Evite colocar-se no lugar da outra pessoa e imaginar as necessidades e sensibilidades dela. A sua máxima durante este trabalho em desencadear o conflito é: interpretar em vez de perguntar. Assim, consegue autocondicionar-se de forma negativa. Vai conseguir levar tudo a peito, inclusive uma grande parte dos falsos insultos que, graças à sua ausência de perguntas esclarecedoras, se tornam verdadeiros para si. Aliás, com algum treino, todas as suas interpretações, sejam elas verdadeiras ou falsas, vão tornar-se factos para si. Importante é manter o foco no negativo. Assim, pouco a pouco vai convencer-se cada vez mais de que tudo o que a outra pessoa diz ou faz é contra si, para o/a irritar, ofender ou prejudicar.

Em paralelo, trabalhe na sua comunicação verbal, não-verbal e para-verbal, com a qual está sempre a definir a relação com a outra pessoa, de forma consciente ou inconsciente. Por isso, a comunicação é fundamental para conseguir o conflito. Com as seguintes ferramentas consegue provocar sentimentos negativos, de insegurança, de irritação e de vontade de vingança tanto na outra pessoa como em si.

Ferramentas da comunicação negativa
Reduza ao mínimo a sua comunicação com a pessoa com quem desejar o conflito. Não lhe conte nada sobre o seu dia-a-dia, o seu trabalho, as suas amizades, não partilhe ideias, sentimentos ou descobertas. Evite chamar a pessoa pelo nome ou fazer perguntas sobre a disposição ou assuntos dela. Tudo isso poderia ser interpretado pela pessoa como respeito, reconhecimento ou atenção da sua parte – são coisas que as pessoas apreciam e que iriam dificultar o seu projeto. Pela mesma razão, evite quaisquer elogios que, ainda por cima, têm o efeito secundário de criar um clima positivo e leve, o que seria veneno para o seu objetivo.

Sempre que possível, fuja a qualquer cortesia e entre diretamente no assunto. Exemplo: A última Vida Económica está onde?

Essencial ainda é a sua liderança com perguntas e críticas. Aqui a regra é: fuga! No caso das críticas, o melhor (e o mais irritante!) é entrar logo num jogo de pingue-pongue e lavar roupa suja. Jogue a bola de volta de forma rápida e intuitiva, sem refletir, e utilize a afirmação da pessoa apenas como inspiração para o próximo ataque. Num dia menos criativo, substitua a técnica de fuga pela de bloqueio. Conforme a situação, diga “Não fui eu!” ou entre em modo de justificação. Lembre-se de tapar logo os ouvidos.

Desejo-lhe muito sucesso na aplicação. A seguir, estamos aqui para resolver o seu conflito. Uma dica: não o deixe crescer demasiado, senão vai ter de trabalhar muito. Lembre-se que na mediação são as próprias pessoas em conflito a encontrar uma solução e é por isso que tem sucesso.