High-tech made in Portugal

SGL Group escolheu Fisipe para produção de precursor na Europa / Integração da empresa portuguesa na cadeia de produção de fibras de carbono

O SGL Group, empresa alemã líder mundial na produção de produtos e materiais de carbono, comprou a Fisipe, S.A. em outubro por 29 milhões de euros e quer investir mais 25 numa nova produção. A empresa do Barreiro de fibras acrílicas integra assim o conjunto de 47 fábricas do grupo, com um lugar de destaque: foi selecionada pelo SGL Group como unidade fabril na Europa para produzir precursor, a matéria-prima para fibras de carbono. Com um investimento de 25 milhões de euros, o SGL Group vai transformar e ampliar duas das dez linhas de produção da Fisipe para o fabrico de precursor. A comercialização está prevista já para o início de 2014. Com a integração da Fisipe, o SGL Group, único fabricante europeu de fibras de carbono integrado, fortalece a sua base de tecnologia, completando a cadeia de valor acrescentado desde a matéria-prima, passando pelas fibras de carbono até ao produto composto acabado.

«Vamos criar 12 novos postos de trabalho para a produção de precursor e assegurar os atuais 330 no futuro, uma vez que mantemos a produção das fibras acrílicas na íntegra», informa o administrador delegado da Fisipe, Stefan Seibel. «O SGL Group procurou uma fábrica na Europa para produzir precursor e a Fisipe convenceu-nos pela alta competência técnica, pela boa produtividade e pela grande visão dos gestores», explica o responsável alemão. «Os gestores da Fisipe fizeram um excelente trabalho. Com muita visão, desenvolveram a empresa de produção de fibras acrílicas standard para uma de fibras acrílicas especiais e daí em direção ao produto high-tech precursor. Esta estratégia impressionou-nos. Queremos continuar a desenvolvê-la. Para assegurar a continuidade integrámos os anteriores gestores portugueses na nossa direção.» A Fisipe conta assim com dois gestores portugueses e três alemães.

Quando o SGL Group teve o primeiro contacto com a Fisipe, o departamento de Investigação & Desenvolvimento (I&D) da empresa do Barreiro, com 40 engenheiros, já estava dedicado à futura produção de precursor, dada a crescente procura das fibras de carbono na indústria automóvel, aeronáutica, eólica, entre outras. A vantagem das fibras de carbono são a sua leveza, alta firmeza, excelente condutibilidade térmica e energética, assim como a resistência ao calor e à corrosão. «A Fisipe já tinha instalado uma linha de produção piloto para precursor o que é ideal para nós. Assim podemos preparar tudo em 2013 para já começar a fornecer este produto às fábricas do SGL Group na Escócia e nos EUA a partir de janeiro de 2014.»
Outro ponto que convenceu o SGL Group foi o facto de «a Fisipe ser uma empresa sólida e muito diversificada». A Fisipe produz diferentes fibras acrílicas com uma grande variedade de cores para quatro segmentos de mercado: têxteis de proteção solar (chapéus, toldos, etc.), lã acrílica para tricotar, cabelos e peles artificiais de acrílico (também para o segmento de topo) e aplicações técnicas. Em cada segmento a empresa detém uma saudável quota de mercado de 10 por cento. Com uma produção anual de 50 mil toneladas, a Fisipe tem 275 clientes em 40 países, sendo os mercados principais China, EUA e Canadá. Na Europa fornece sobretudo para Espanha e Itália. A taxa de exportação é de 99 por cento.

A Fisipe destaca-se ainda pelos colaboradores muito bem formados. «Temos funcionários altamente qualificados. Quanto ao I&D, pensámos primeiro que seria necessário trazer engenheiros alemães para cá, mas vimos que não era preciso porque o nível dos engenheiros portugueses é idêntico», informa Stefan Seibel. 60 por cento dos 330 colaboradores têm o décimo segundo ano e 20 por cento um curso académico.

Em 2011, a Fisipe faturou 130 milhões de euros.

Sobre o SGL Group – The Carbon Company

O SGL Group, com sede em Wiesbaden na Alemanha, é um grupo líder mundial na produção de produtos e materiais de carbono. O seu portfólio abrange desde produtos de carbono e de grafite até fibras de carbono e materiais compósitos. O SGL Group é uma empresa global com 47 fábricas distribuídas pela Europa, América do Norte e Ásia e com uma rede de serviços em mais de 100 países. Em 2011, os cerca de 6500 colaboradores geraram um volume de negócios de 1540 milhões de euros.

Mais informações em: www.sglgroup.de