A filial portuguesa da multinacional alemã está em plena expansão / Como operador logístico de serviços integrados da indústria automóvel vê potencial sobretudo no norte para ampliar a carteira de clientes / Prevê criar 300 novos postos de trabalho em Portugal até 2014
Dez anos a operar em Portugal, a Schnellecke abre uma delegação no norte do país. A Delegação Norte é um gabinete técnico avançado e aproxima a Schnellecke Logistics geograficamente ao tecido industrial da região. A aposta no norte resulta dos objetivos estabelecidos. A filial do grupo alemão, que assume toda a logística da Autoeuropa para a montagem final e que prefabrica mais de 30 componentes para a carroçaria dos modelos produzidos na Volkswagen, quer duplicar a faturação na área logística até 2014, ampliando a carteira de clientes para outras áreas da indústria. A Schnellecke visa trazer valor acrescentado aos clientes que optem pelo outsourcing da logística. Uma vez que o norte de Portugal tem uma concentração industrial significativa, a Schnellecke decidiu abrir um escritório na Trofa.
«Vemos muito potencial na prestação de serviços logísticos integrados e de pré montagem para futuros clientes no norte», informa Fernando Oliva, diretor-geral da Schnellecke. «Com esta delegação pretendemos trazer as competências da Schnellecke Logistics para esta zona do país. Assim, estamos ao alcance dos nossos atuais e futuros clientes.» Segundo o responsável, um dos clientes recentes, a Continental Mabor, acelerou a decisão de apostar numa presença permanente no norte.
A grande vantagem do escritório na Trofa é a melhor capacidade de reação da Schnellecke. «A Delegação Norte permite-nos dar uma resposta muito mais rápida aos clientes. Podemos estudar, propor e desenvolver um projeto logístico complexo diretamente no nosso gabinete técnico na Trofa ou nas instalações do cliente. Acreditamos que estamos no caminho certo para aumentar o valor acrescentado dos nossos clientes na região», sublinha Fernando Oliva.
A Schnellecke escolheu a Trofa por ter excelentes ligações e infraestruturas. «A Trofa é estrategicamente ideal para uma melhor cobertura da região e para a expansão da nossa atividade», garante o diretor-geral. «Pretendemos criar novos postos de trabalho, ajudando a indústria da região a crescer economicamente.» Até agora, a Schnellecke já empregou para o escritório na Trofa três novos colaboradores: o responsável da delegação, o engenheiro de processo e a assistente administrativa. No âmbito da expansão na zona, a Schnellecke prevê contratar técnicos locais.
A Schnellecke, que começou com 300 empregados, conta hoje com aproximadamente 700 colaboradores. Ao longo de 2011, a Schnellecke empregou mais 125 pessoas e em 2012 já entraram mais 60. O objetivo é chegar aos 1000 até 2014. Para conseguir este objetivo e ampliar a atividade, a empresa investe 4 milhões de euros.
A Schnellecke Portugal integra o Grupo Schnellecke Logistics, sediado em Wolfsburg, Alemanha, e fundado em 1939. O grupo conta com 45 empresas distribuídas pelo mundo e mais de 14 mil colaboradores. O objetivo do grupo, que atualmente fatura 632 milhões de euros, é tornar-se líder mundial como operador logístico de valor acrescentado na indústria automóvel.