Hoje, é perfeitamente normal partilhar coisas. Criar uma montagem fotográfica para uma festa familiar? Fácil! Há aplicações gráficas na internet. Deslocação rápida no centro da cidade rapidamente de A para B? Claro que sim! Há trotinetes elétricas. Em ambos os casos, partilhamos coisas com outros clientes, o que é inteligente, sustentável e económico. Se isto funciona tão bem a nível particular porque é que, a nível profissional, seria diferente?
Lisboa, setembro de 2020 – Bens têxteis para fábricas e oficinas também podem ser partilhados. A empresa alemã MEWA, líder mundial em gestão têxtil, mostra como a sustentabilidade e o moderno conceito do sharing podem ser facilmente colocados em prática. A MEWA oferece um sistema completo de reutilização, com serviço integrado, que inclui a entrega de panos de limpeza industriais a fábricas e oficinas, a recolha após utilização e a lavagem ecológica. O pano da MEWA pode ser lavado até 50 vezes.
Em comunicado, a associação alemã de limpeza têxtil critica o facto de as soluções descartáveis terem voltado a ser colocadas em primeiro plano na crise do coronavírus. A crescente utilização de máscaras descartáveis e de toalhas de papel podia levar a uma crise de lixo. “Têxteis reutilizáveis, tratados e higienizados por profissionais causam muito menos impacto ambiental do que produtos descartáveis e cumprem as mesmas exigências de higiene”, informa a associação. Na MEWA, a higiene tem prioridade. Os panos são lavados durante 15 minutos a 90 °C. Aqui a MEWA prolonga, de propósito por cinco minutos, o tempo recomendado por institutos científicos para a desinfeção térmica. O objetivo é ter a segurança absoluta de que todos os germes são completamente eliminados e poder garantir panos higienicamente limpos.
Com os panos de limpeza da MEWA, os clientes partilham não só os panos, mas também a tecnologia desenvolvida pela MEWA, já várias vezes premiada. Esta tecnologia inovadora protege recursos: permite a recuperação dos óleos e graxas a partir dos panos usados e a sua reutilização para o aquecimento das linhas de lavagem e secagem. Desta forma, vários milhões de litros de desperdício são transformados anualmente em energia.
Assim funciona o sistema de reutilização da MEWA
Os panos de limpeza da MEWA estão exclusivamente disponíveis no âmbito do sistema prático de aluguer. Isto significa que a MEWA assume também os serviços da recolha, lavagem e devolução dos panos, assim como a substituição dos panos gastos por novos. As empresas que contratarem a MEWA podem contar com um sistema integrado de serviço completo que garante que têm sempre à mão a quantidade certa de panos limpos. Assim, produzem muito menos desperdício e protegem recursos preciosos. Os panos usados são guardados e transportados no sustentável contentor de segurança MEWA SaCon. O sistema de panos de limpeza da MEWA funciona bem não só a nível ecológico, mas também económico. O aluguer é acessível em comparação aos custos com materiais de uso único e permite ainda um cálculo exato no orçamento.
Todos os dias, mais de 2,7 milhões de pessoas em 21 países utilizam os panos de limpeza da MEWA.
Usam-nos sem os possuir. Este fenómeno torna o sistema centenário da MEWA numa moderna solução de sharing B2B.
MEWA Gestão Têxtil
Desde 1908 que a MEWA disponibiliza têxteis, com serviço completo, a fábricas e oficinas. Por isso, a multinacional alemã é considerada pioneira no sharing têxtil. Hoje a MEWA fornece às empresas, a partir de 45 localizações, vestuário profissional e de proteção, panos de limpeza, esteiras de retenção de óleo e esteiras de retenção de sujidade – com manutenção, armazenamento e logística incluídos. Para complementar, a MEWA oferece ainda produtos de segurança no trabalho. Os 5.700 colaboradores da MEWA dedicam-se a 190.000 clientes da indústria, do comércio, do artesanato e da gastronomia. Em 2019 o Grupo MEWA alcançou um volume de negócios de 734 milhões de euros o que a torna líder no segmento da gestão têxtil. A MEWA recebeu muitos prémios pelo seu empenho nas áreas de sustentabilidade e de ação responsável, assim como pela gestão da marca e pela força de inovação.