Este ano, estivemos pela primeira vez no Caramulo Motorfestival e fizemos reportagem. Que grande festa!
Eis o nosso press release sobre o evento:

FUCHS lubrifica oito automóveis clássicos no Caramulo

Na 18.ª edição do Caramulo Motorfestival, a FUCHS esteve em grande. 8 dos 56 automóveis participantes na prova de velocidade “Speedmasters” subiram a rampa histórica, perfeitamente lubrificados com os óleos da marca das oficinas. Na classificação geral, os pilotos apoiados pela FUCHS conquistaram seis lugares entre os primeiros 25, com carros míticos como, por exemplo, o Ford Escort Mk2, o Porsche 911 SC, o Jaguar XJS V12 e o Alfa Romeo GTAm. O mais rápido dos pilotos FUCHS foi José Cruz da AM Sport que ficou em 11.º na geral e em segundo na sua classe GT. Com o seu Porsche 997 GT3 Cup, concluiu a rampa em 1:37:730 na primeira – poucos décimos de segundo à frente do seu filho Ruben Lopes – e em 01:35.405 na segunda prova. Foi há três anos que a AM Sport introduziu os óleos da FUCHS na competição e, no início de 2023, alargou a utilização exclusiva dos produtos da marca alemã para a sua oficina multimarca em Viseu. “A FUCHS dá muita ajuda e temos acesso fácil ao produto”, explica José Cruz a decisão, “Seja um Porsche, um Mercedes, um BMW, seja o que for, a gente vai ao site da FUCHS e encontra todos os passos. Isso transmite-nos segurança e depois o produto é bom, de facto.” Desde sempre vem ao festival do Caramulo “para mostrar um bocadinho quem somos e apresentar os nossos parceiros”. E o objetivo pessoal para as corridas? “Divertir-me”, diz José Cruz e acrescenta: “Tenho aqui muita gente que gosta muito de me ver andar.”

Fernando Salgueiro do Caramulo Racing Team

Ganhar não é tudo neste maior festival motorizado de Portugal. O Caramulo Motorfestival é sobretudo uma grande festa para os verdadeiros aficionados dos automóveis clássicos. Há pilotos convidados, como o tricampeão nacional de ralis Ricardo Teodósio, patrocinado pela FUCHS, e há carros icónicos por todo o lado, como o Ferrari 308 GTB Michelotto, o Aston Martin DB5, o Porsche Carrera GT e o Jaguar XJ220. Este ano a organização, o Museu do Caramulo, registou uma participação recorde de 150 automóveis clássicos. “O Caramulo é uma prova extra-campeonato, é uma festa”, confirma o piloto Rafael Cerveira Pinto do Team Squadra que está no Motorfestival pela segunda vez. “Estivemos cá em 2019 com o Volkswagen Golf GTI e este ano estreamos um carro novo, o Alfa Romeo GTAm. O Team Squadra, apoiado pela FUCHS desde 2014, escolheu a marca das oficinas porque “são carros clássicos com uma mecânica algo exigente. Nós precisávamos de um parceiro técnico que nos ajudasse a recomendar os melhores óleos para o motor, a caixa de velocidades, os travões, e desde o primeiro momento que a FUCHS nos dá esse apoio técnico, que é fundamental para os nossos bons resultados”, informa o Rafael Cerveira Pinto que ficou em quinto na sua classe CL 2&4 (<2000 cm3).

José Cruz da AM Sport

A equipa “da casa”, o Caramulo Racing Team também corre com a FUCHS. Na primeira subida de treino, Fernando Salgueiro teve azar com a mecânica do seu Ford Escort. “Não completei, infelizmente, o carro não tem alimentação, vai-se abaixo. Têm que trocar a bateria”, explica o bicampeão nacional de clássicos de montanha em 2021 e 2022 e sublinha que, quanto aos lubrificantes, “está sempre tudo bem. Os mecânicos gostam muito dos óleos FUCHS, recomendam-nos.” Afinal, as provas correram bem e Fernando Salgueiro venceu na sua classe HC 5.

Rafael Cerveira Pinto do Team Squadra

O seu companheiro de equipa, Ricardo Loureiro, ficou em 3.º na mesma categoria. O campeão nacional de clássicos em 2019 diz que é “muito gratificante porque estamos a correr num espaço que conhecemos bem, temos cá o núcleo de amigos e familiares e em mais nenhuma outra prova conseguimos ter esta dimensão”. Em 2022, o Caramulo Motorfestival registou um total de 40 mil visitantes nos três dias do evento. Ricardo Loureiro diz que se sente inspirado pela “pressão maior para termos um resultado melhor” devido ao facto de correr em casa. “Ter o carro bem lubrificado, em ótimas condições é muito bom. É ótimo ter um parceiro como a FUCHS, porque nós sabemos que hoje em dia é preponderante termos esses parceiros estratégicos para que consigamos ter uma época tranquila, equilibrada.”

Ricardo Loureiro do Caramulo Racing Team

A FUCHS ainda esteve com a Garagem Aurora e a Peres Competições no Caramulo. Enquanto a parceria com a lendária oficina do “Mestre Eduardo” é recente, a Peres Competições já utiliza os lubrificantes FUCHS em exclusivo há 22 anos. Com tantas equipas parceiras em prova, a grande vencedora do Caramulo Motorfestival é a própria FUCHS. “Dá-nos a oportunidade de provar a qualidade e estabilidade dos nossos produtos. É que é em competição que surgem as maiores exigências aos componentes e lubrificantes”, informa André Castro Pinheiro, o diretor da divisão automóvel da FUCHS, que sabe do que fala: subiu a rampa com o seu Jaguar XJS V12 e conquistou o segundo lugar na classe CL 1&3 (>1600 cm3).

Ricardo Teodósio participa como piloto convidado