Mission accomplished! As naked bikes vão ter o seu próprio Campeonato Nacional e a época começa já no próximo fim de semana, a 27 e 28 de abril, no Estoril. Graças ao sucesso dos Troféus de Naked Bikes, a Federação Portuguesa de Motociclismo (FPM) decidiu estrear a categoria de naked bikes no Campeonato Nacional.
Durante oito anos, o empresário Paulo Vicente promoveu e organizou os Troféus de Naked Bikes – a Aprilia Tuonocup, a BMW S1000R Cup, a Triumph Triple Cup e a Kawasaki Zcup –, desde 2020 com a FUCHS como patrocinadora oficial. “Iniciei esta atividade em 2016 para mostrar que este tipo de motos também tem o seu espaço na competição. Nos últimos dois anos foi até a categoria mais participada”, explica o engenheiro mecânico e sublinha: “A Federação pode levar o projeto ainda mais longe, o que é fantástico. Para já, quanto à estreia, a receita está feita. A grande alteração é a designação: Os troféus passam a campeonatos e os vencedores passam a campeões e são convidados para a gala final.”
O Campeonato Nacional de Naked Bikes disputa-se em duas categorias: a CNB1 para as naked bikes com mais de 140 cv e a CNB2 para as com menor potência. De resto, a FPM mantém a fórmula de sucesso e faz duas exceções: Mantém uma das sete provas em Espanha, enquanto os outros campeonatos não saem de Portugal, e preserva a continuação da FUCHS como parceira exclusiva de lubrificação, apesar de ter outro patrocinador institucional. “Continuar com a FUCHS faz todo o sentido. Os pilotos gostam muito dos produtos Silkolene que são de grande qualidade e nunca deram problemas”, diz Paulo Vicente que também participa no campeonato com a sua BMW M1000R e acrescenta: “Os produtos Silkolene permitem começar logo a época como deve ser, porque vamos com o óleo de travões e o óleo das suspensões novos, fluídos que convém substituir com regularidade. Ao longo da época, cada piloto recebe três mudas de óleo de motor PRO4. Para além disso, utilizamos diferentes sprays da Silkolene para lubrificar a corrente, limpar os travões, etc. Toda essa lubrificação é muito importante para assegurar a performance e a segurança em pista.”
Nas corridas, as Aprilia, BMW e Triumph atingem velocidades de quase 300 km/h e as temperaturas do asfalto podem ultrapassar os 60 ºC. “Para nós são condições ideais para nos destacarmos”, informa André Castro Pinheiro, diretor automotive da FUCHS em Portugal e explica: “Estamos muito satisfeitos com a continuação da parceria, já que as motas que participam são motas de estrada, o que nos dá a oportunidade de mostrar que os óleos Silkolene fazem a diferença, que são óleos para todos os verdadeiros apaixonados de motas, os que querem potenciar e proteger as suas máquinas com uma lubrificação de alta tecnologia.”
Com os troféus a subir a Campeonato Nacional organizado pela FPM, a marca das oficinas pode contar com uma ainda maior visibilidade em 2024.