O investimento é o maior de sempre desta empresa portuguesa de monofilamentos / A Filkemp cresceu 21 por cento no primeiro semestre de 2014
Sempre atenta às novas oportunidades de negócio, a Filkemp, S.A. descobriu mais um produto de nicho para produzir. Depois da aposta no mercado chinês em 2006 e o início de produção de cerdas abrasivas em 2011, este ano a empresa de Mem Martins começa a produção de monofilamentos para impressoras 3D. «A tecnologia de impressão em 3D vai ter um enorme sucesso num futuro próximo e nós já estamos a fornecer a matéria-prima», informa o CEO da Filkemp, Wolfgang Kemper que acrescenta: «a nível mundial, há apenas quatro fabricantes destes monofilamentos muito específicos, cuja produção exige um enorme know-how, e nós somos um deles. O desenvolvimento está no início e tem um enorme potencial.»
O investimento de 1,5 milhões de euros é o maior dos 16 anos de existência da Filkemp. Está destinado precisamente para esta nova produção, mas não só. Também serve para modernizar, ao longo de 2014, todas as linhas de produção e para duplicar a capacidade das cerdas abrasivas. Foi em 2011 que a empresa apostou neste produto de topo, em que o monofilamento é extrudido com partículas abrasivas, que podem ir desde grânulos de cerâmica até pó de diamante, exigindo know-how extremamente avançado. A nível mundial, a empresa portuguesa concorre apenas com dois fabricantes. Wolfgang Kemper explica este investimento: «atualmente já faturamos mais de 2 milhões de euros com este produto. Há muita procura e decidimos duplicar a nossa capacidade de produção das cerdas abrasivas». Graças à forte estrutura financeira da empresa, com autonomia de 60 por cento, a Filkemp consegue este investimento do cash-flow.
A Filkemp cresce 21 por cento e duplica resultados
No primeiro semestre de 2014, a empresa de Mem Martins, conseguiu aumentar o volume de negócios em 21 por cento e duplicar os resultados. «Vamos continuar a crescer a este ritmo até ao fim do ano e chegar a uma faturação total de 20 milhões de euros», prevê o CEO. Com o crescimento em 2014, a empresa continua a história de sucesso dos últimos anos, alcançando aumentos médios na faturação de 18 por cento ao ano. O segredo? «Em vez de ficarmos à espera que os clientes nos venham bater à porta, viajamos até aos mercados importantes para conquistar clientes e para identificar novas oportunidades de negócio. Na venda, trabalhamos com excelentes agentes locais, especialistas nas nossas áreas de negócio. A fórmula é simples: somos proativos, temos uma boa estratégia e vendemos qualidade de topo a preços competitivos made in Portugal», resume Wolfgang Kemper e revela ainda que a aposta no mercado chinês, que representa mais de 30 por cento das vendas totais, foi decisiva para o sucesso dos últimos anos.
Sobre a Filkemp
A Filkemp, S.A. provém da antiga Hoechst que Wolfgang Kemper geriu durante 30 anos. Em 1998, a fábrica foi adquirida por ele e mais dois ex-colaboradores, José Inglês e Manuel Rolo, tendo mais do que triplicado a produção e as vendas desde então. Hoje a produção ronda as 4000 toneladas por ano, que se destinam sobretudo à indústria de papel e à indústria de filtros industriais, assim como à pesca profissional e à pesca desportiva.
Com 147 colaboradores e uma taxa de exportação de 99 por cento, a Filkemp fornece monofilamentos a 31 países. Os mercados principais são: China, Alemanha, Espanha e Finlândia. A empresa está ainda presente em países como EUA, Suécia, Índia e América Latina.