Quem quer apresentar as suas inovações industriais a potenciais parceiros alemães e de todo o mundo aposta na Hannover Messe. Se já antes era assim, agora ainda mais, já que Portugal é o país parceiro do evento em 2022. De 25 a 29 de abril as empresas portuguesas vão estar no centro das atenções. Como investir nesta oportunidade com retorno?
«O futuro da Feira é híbrido» anunciou Jochen Köckler, Presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, no fim da feira de Hanôver 2021. Em plena pandemia, o evento realizou-se pela primeira vez em formato totalmente digital: 90.000 participantes registados informaram-se sobre os 10.500 produtos e inovações dos 1.800 expositores ao longo de cinco dias. A edição anterior, em 2019, ainda em formato presencial, recebeu 215.000 visitantes e 6.500 expositores. «A aceitação da Hannover Messe Digital excedeu as nossas expetativas. No entanto, tornou-se claro que uma feira comercial digital não substitui a magia de um evento físico», concluiu o responsável e apontou para as conversas técnicas e experiências práticas nos stands. «O relacionamento interpessoal faz falta.»
Jochen Köckler sublinha a importância da comunicação. A comunicação prepara o terreno de uma parceria de negócios, já que ao comunicar transmitimos os nossos valores. E quando um potencial cliente se identifica com eles, reage com confiança e interesse. É em segundos que se decide se uma porta se abre ou se fecha. A comunicação abrange toda a apresentação da empresa – a visual, a oral, a escrita – ou seja: o stand, os/as representantes da empresa e a sua maneira de comunicar (verbal, não verbal e comportamental), os dossiês de imprensa, os vídeos, as fotos e os textos de apresentação, a publicidade e muito mais. A comunicação está em tudo e determina o sucesso. Por isso, a parceria com uma agência de comunicação pode maximizar o investimento na feira de Hanôver. É fundamental escolher uma agência de comunicação que conheça as necessidades e expetativas dos visitantes e que esteja familiarizada com a sua cultura. Sabia que 70 por cento do público da Hannover Messe é alemão?
Excelência, rigor, fiabilidade, responsabilidade, pontualidade e planeamento – eis alguns valores-chave alemães. É através deles que se conseguem puxar os gatilhos do interesse e da confiança e, por isso, é essencial espelhá-los na apresentação de uma empresa, seja em texto, vídeo, fotos ou presencialmente. E mais: Tudo tem de ser claro, conciso e coerente. E é assim que se conquistam parceiros alemães. Um bom planeamento também é essencial. Os média alemães costumam dar destaque à feira de Hanôver durante os seis meses anteriores – uma excelente oportunidade para os expositores se anteciparem, distinguirem e darem a conhecer.
Na BUSS Comunicação, sedeada em Torres Vedras, somos uma equipa luso-alemã. Há 20 anos que ligamos as indústrias portuguesas e alemãs através de serviços de comunicação, coaching e marketing em português, alemão e inglês. Na comunicação com os média alemães, colaboramos com as nossas agências parceiras em Hamburgo e Frankfurt.