Bernardo Magina

Português de 18 anos vence o Campeonato Europeu de Duatlo 2022

O Campeão Europeu de Duatlo 2022 é português, tem 18 anos, vive em Lisboa, iniciou agora o curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, começou a treinar duatlo só no verão 2020, decidiu inscrever-se no seu primeiro campeonato internacional seis meses antes e chama-se Bernardo Magina.
“Quando comecei, era muito mau a correr. Estava acima do peso até”, recorda Bernardo, e continua: “de andar de bicicleta eu já tinha experiência, o que custou bastante foi começar a correr. Era também difícil conciliar os treinos com as aulas, mas fui religiosamente aos treinos com o meu coach Sérgio Silva e os resultados começaram a surgir.”

O Campeonato Europeu de Duatlo realizou-se este fim de semana na cidade espanhola de Bilbao. A prova em que Bernardo Magina participou foi a de Duatlo Distância Sprint escalão 16-19 anos que engloba 5 km corrida, 20 km bicicleta, 2,5 km corrida. Ficou em primeiro lugar ao realizar a prova em 1h04m36s. Bernardo treina há três anos, entre 12 a 18 horas por semana e só em março deste ano é que decidiu participar: “Quando comecei a treinar regularmente, ficava sempre atrás dos meus colegas, chegou uma altura em que comecei a ser eu a puxar por eles… Até que os meus colegas me incentivaram a participar no Campeonato Europeu de Duatlo.”

Para Sérgio Silva, Campeão do Mundo de Duatlo, com 14 anos de alta competição e treinador de Bernardo Magina, o atleta “é uma mistura de talento, dedicação e inteligência. Tem todos os ingredientes, falta-lhe só experiência competitiva.” Este aspeto deixou o treinador preocupado: “O meu receio era que não conseguisse dosear a energia ao longo da prova e começasse demasiado depressa a tentar acompanhar os outros na corrida, que ainda não é o seu forte. O Bernardo surpreendeu-me por não o fazer. Na bicicleta conseguiu fazer a diferença e isolar-se. Teve cabeça, uma corrida inteligente e uma capacidade de gestão incrível”.

Bernardo Magina terminou a primeira corrida de 5 km em terceiro, mas foi o primeiro a chegar ao parque e a arrumar a bicicleta depois dos 20 km de ciclismo e, com dores nas pernas e com a dúvida de se iria realmente conseguir, venceu a sua primeira prova internacional e sagrou-se campeão europeu. Agora, vai continuar os treinos e tem a ambição de aceitar o convite de um grande clube e manter como seu coach Sérgio Silva que considera que “o Bernardo tem um enorme potencial, é um atleta super dedicado, responsável e que dá sempre o seu melhor nos treinos. Se continuar a trabalhar assim, vai continuar a evoluir e a representar Portugal em grande nas próximas provas.”

Estreia internacional de Bernardo Magina