Case study para a MEWA
Como sempre, foi muito interessante e muito divertido. Saber como os produtos dos nossos clientes funcionam na prática e como facilitam o dia a dia dos colaboradores e das colaboradoras é sempre uma tarefa especial. Entrevistámos os gerentes, os irmãos Jorge e Vanessa Maçarico, conversámos com os mecânicos, tratámos do RGPD e dos direitos de publicação e escrevemos o texto. Quanto à comunicação visual, contámos, mais uma vez, com o trabalho brilhante do nosso fotógrafo João Brites.
Auto Mac dá salto qualitativo com nova oficina e sistema MEWA
Reconhecida oficina da Lourinhã valoriza serviço de excelência e sustentabilidade
Em ano de vigésimo aniversário, no início de 2022, a Auto Mac apresentou-se com novas instalações. Numa área de 400 metros quadrados, os irmãos Jorge e Vanessa Maçarico querem oferecer um serviço ainda melhor aos 3.000 clientes. Em conjunto com o seu pai Américo, como sócios, gerem a oficina de referência. A Auto Mac disponibiliza todo o tipo de reparações automóveis exceto danos por colisão. Quando a equipa, que integra ainda quatro mecânicos de automóveis e uma colaboradora administrativa, se mudou para o novo reino, levou consigo os panos da MEWA na bagagem, já que o sistema de panos de limpeza amigo do ambiente faz parte do conceito de qualidade.
O espaço da antiga oficina fica a apenas 500 metros em linha reta. Já não acompanhava as necessidades da empresa, pelo que foi fácil tomar a decisão de investir em novas instalações. «Encontrámos este espaço aqui que conseguimos organizar e preparar de forma moderna com receção, escritórios e oficina. Conseguimos dar um salto qualitativo não só em termos de trabalho, mas também quanto às condições para os nossos clientes e para os nossos colaboradores», informa Jorge Maçarico. O responsável técnico de diagnóstico automóvel e mecatrônico de 37 anos assegura a gestão da empresa juntamente com a sua irmã Vanessa de 29 anos que, como contabilista, assume a responsabilidade pela administração. Jorge Maçarico conta que cresceu praticamente na oficina do pai. A seguir à escola, no fim de semana, estava sempre na oficina – para um bom aluno: sem problema.
Jorge e Vanessa Maçarico apostam em inovação, sustentabilidade e um ótimo serviço ao cliente. 60 por cento dos clientes são particulares. Porque é que a Auto Mac possui uma carteira de clientes tão leal? «Principalmente por dois pontos: o primeiro é a honestidade e o segundo é a competência», frisa o gerente. A transparência está acima de tudo. Jorge Maçarico diz que o serviço completo da MEWA apoia a sua equipa na realização de um excelente trabalho: «O sistema de panos de limpeza da MEWA é uma mais-valia para nós porque é sustentável e porque a MEWA trata do processo todo. Ou seja, vêm-nos cá pôr os panos e recolhem os panos contaminados. Para nós, é menos uma dor de cabeça, como se costuma dizer. Antes de trabalharmos com a MEWA, trabalhávamos só com papel e, como sabe, o papel contaminado tem que ter depois um recipiente apropriado e depois temos que fazer o encaminhamento, etc. Há requisitos rigorosos. Para além disso, os panos são muito mais robustos do que os rolos de papel que ainda se utilizam bastante na área da mecânica. O papel rasga e o pano não. Mas o argumento mais importante para nós a favor da MEWA é que o sistema é amigo do ambiente.»
Todo o sistema da MEWA é orientado para a sustentabilidade. Os panos ultra-absorventes podem ser reutilizados muitas vezes. Depois são guardados no contentor de segurança SaCon. O contentor com fecho hermético é parte integrante do sistema e serve para transportar os panos de acordo com os requisitos legais. A MEWA recolhe os panos e lava-os de forma ecológica nas suas linhas de lavagem high-tech que funcionam com um mínimo de água nova. Os óleos nos panos usados são filtrados e servem para aquecer as linhas de secagem. Depois de passarem por processo de controlo de várias fases, apenas os panos impecáveis são mantidos no ciclo e devolvidos aos clientes. Cada pano pode ser lavado até 50 vezes até ir para a reforma.
Desde 2018 que a Auto Mac trabalha com a MEWA. «Foi imediato. Um comercial da MEWA fez uma demonstração do produto e deixou-nos meio contentor de panos de diferentes qualidades para experimentarmos e vermos qual se adequava mais ao nosso serviço», recorda Jorge Maçarico. «Depois de um mês, assinámos o contrato de aluguer.» O pano selecionado é o MEWATEX ULTRA, já que é a solução ideal para o setor automóvel. É extremamente absorvente, praticamente não larga fios e limpa superfícies delicadas de forma suave e a uma velocidade turbo.
Os competentes mecânicos de automóveis da Auto Mac apreciam o pano
A Auto Mac repara entre 180 e 200 veículos por mês. Uma boa metade são reparações mais complexas. Soa a muito trabalho e é, como Jorge Maçarico confirma. Se o sistema de panos de limpeza da MEWA contribui para melhor desempenho? «Sim, sente-se a motivação dos mecânicos. Há aqui também alguns trabalhos sujos e aí o pano contribui bastante para o conforto do trabalhador. Basta passar um bocado de um desengordurante no pano e passar pela superfície suja de óleo. Enquanto o papel fica embebido e torna-se fraco.»
E o que dizem os próprios mecânicos? «Já conhecia o pano da oficina anterior», informa Jorge Dias, que trabalha na Auto Mac há três anos, e explica: «Não gosto muito de trabalhar com o papel porque desfaz-se e deixa logo de absorver. Os fardos de panos que muitas oficinas utilizam já são um bocadinho melhores, mas é consoante o fardo que se apanha. Há fardos maus que largam pelo. E, depois da utilização, têm de ser juntos e encaminhados. Não há um serviço como o da MEWA.» Jorge Dias costuma trabalhar com dois panos: No bolso esquerdo guarda o pano mais sujo para a limpeza de superfícies sujas de óleo e no bolso direito está o mais limpo para limpar, por exemplo, o volante. «Chega a uma altura em que o pano da direita começar a ficar mais sujo, então passo-o para o bolso esquerdo e continuo a usá-lo.» Se gosta de trabalhar com o pano da MEWA? «O pano para mim é prático e agradável. Gosto de trabalhar com ele.»
O seu colega José Silva vê no pano de limpeza também a solução ideal. «Olhe, para já, o papel é uma coisa que se desfaz, não dá para o reutilizar. O pano limpa mais e consegue aguentar muito mais tempo. Absorve muito bem e rapidamente os óleos e os combustíveis. Basta passar o pano pela superfície e já está limpa», eis o balanço de José Silva.
Para Jorge Maçarico, a motivação dos mecânicos é muito importante. Com a nova oficina espaçosa também lhes queria proporcionar melhores condições de trabalho e maior conforto. Juntamente com a sua irmã e o seu pai, já está a planear as próximas inovações: a calibração dos sistemas ADAS e a limpeza de interiores.