- Em 2015 a BASF comemora 150 anos
- Volume de negócios em Portugal é de 250 milhões de euros
- Criar química de forma inovadora, sustentável e amiga do ambiente
«A previsão em Portugal continua a ser de crescimento», sublinha Gunther Sthamer, o diretor-geral da BASF Portuguesa. A solidez alcançada no mercado nacional ao longo de 67 anos, uma estrutura de 65 colaboradores, 40 dos quais comerciais especializados em áreas de engenharia (química, agrónoma e civil), e o crescimento sustentado ao longo dos anos levam a multinacional alemã a apostar na sede portuguesa. «Graças a este desempenho e experiência, a BASF Portuguesa apoia ativamente as operações do grupo BASF em Angola», diz o diretor-geral com satisfação.
A BASF desenvolveu os corantes para as células solares orgânicas do Smart Forvision. As células que compõem o telhado do Smart estão disponíveis em várias cores.
Este ano a BASF comemora 150 anos, faz o balanço e traça o rumo dos próximos anos. No programa de aniversário, a BASF coloca em foco três temas onde a química desempenha um papel fundamental: na vida urbana, na energia inteligente e na alimentação. Com mais de 10.000 profissionais na área da inovação e investigação, em 2014 a BASF investiu perto de 2 mil milhões de euros (1.884 M€) no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.
Cientistas da BASF desenvolvem soluções inovadoras para as indústrias agrícola, de energia, de couro e outras no Organic Synthetic Lab. Este laboratório em Bombaim/ Índia integra a plataforma global de investigação da BASF.
Em Portugal, a BASF Portuguesa está presente em todas as indústrias de crescimento no país, principalmente nas indústrias automóvel, química e agrícola. «Temos 200 clientes em Portugal e assumimos com eles o compromisso de desenvolver produtos inovadores, sustentáveis e seguros para o ambiente. Estas têm sido as linhas mestras na conceção da nossa gama que conta com mais de 6.000 produtos», sublinha Gunther Sthamer.
Cientistas investigam o crescimento das folhas de plantas tratadas com produtos da BASF no Centro de Investigação Research Triangle Park nos EUA.
Consciente da sua responsabilidade social e comprometida com a dinamização do que de melhor se faz em Portugal, a BASF apoia produtores de vinho nacionais na iniciativa Nectar Divino que lançou há quatro anos. «Neste concurso já demos oportunidade a mais de 50 produtores de promoverem os seus vinhos junto de importadores alemães e ingleses em eventos exclusivos de networking», explica Gunther Sthamer.
BASF – Um pouco de história…
O início
1865 – Fundação da BASF no dia 6 de abril em Mannheim, Alemanha. Friedrich Engelhorn identifica a oportunidade de aliar a malveína, um corante químico orgânico sintético descoberto por acaso nove anos antes, ao alcatrão que produzia na sua fábrica de carvão. Desta forma, uma única empresa conseguia assegurar o processo completo de produção, desde a matéria-prima e materiais auxiliares, passando pelos precursors e produtos intermédios, até aos processos de coloração.
1872 – Construção da “Hemshof colony” em Ludwigshafen com mais de 400 apartamentos para os colaboradores.
1882 – A BASF é a cliente n.º 1 da primeira empresa de telefones do Reino da Bavaria. Em 1903 a rede interna da BASF atinge as 300 pessoas.
1902 – 1924 – Na viragem do século, a BASF inicia os primeiros projetos de pesquisa sobre o nitrogénio e Fritz Haber descobre em laboratório que é possível sintetizar amoníaco, o que constituiu um grande avanço. Carl Bosch assume o desenvolvimento deste processo numa escala industrial.
1925 – 1944 – Baseada na sua perícia no processo Haber-Bosch, a BASF desenvolve novas áreas para aplicar tecnologia de alta-pressão: a hidrogenação do carvão para gerar combustível e borracha sintéticas.
Em Portugal
1948 – Para representar a BASF, nasce a 8 de julho no Porto a ORGÂNICA – Comissões e Representações, Lda. com dois sócios portugueses. Assim, Portugal é um dos primeiros países europeus com os quais a Alemanha estabelece relações comerciais após a segunda guerra mundial.
1953 – A BASF adquire uma quota de 45% da empresa que passa a designar-se ORGÂNICA – Anilinas e Produtos Químicos, Lda.
1960 – A sede da empresa muda-se para Lisboa e o Porto passa a filial.
1964 – A empresa assume a designação de BASF Portuguesa, S.A.R.L.
1969 – Inauguração de novas instalações próprias da filial do Porto.
1971 – A empresa é transformada numa Lda.
1999 – A sede da BASF muda para Loures onde continua até hoje.
2007 – Aquisição da Degussa: BASF Construction Chemicals.
2010 – Com a fusão de três empresas do grupo em Portugal, a empresa passa a BASF Portuguesa, S.A.
Sabia que…
… O azul indigo das calças de ganga foi inventado pela BASF em 1897? Chamava-se Indigo Pure BASF.
… Em 1927 a BASF colocou no mercado a nível mundial o 1.º fertilizante homogéneo? O nome era Nitrophoska.
… Desde 1960 o clássico isolante Styropor da BASF protege as nossas casas não só contra o frio e o calor, mas também contra o ruído?
… Em 1964, o novo Porsche 904 Carrera GTS perde 150 kilos graças à BASF? O seu chassis é fabricado com o plástico Palatal da BASF.
… A BASF tem a maior central de tratamento de águas na Europa, a operar desde 1974? Tem uma capacidade de purificar água para 6 milhões de habitantes.
… O novo Smart forvision, lançado em 2011, é um carro eléctrico desenvolvido pela Daimler em parceria com a BASF? Os contributos inovadores da BASF são: maior eficiência energética, construção mais leve e controlo otimizado da temperatura.
Sobre a BASF
Na BASF, criamos química – e fazemo-lo há 150 anos. A nossa gama de produtos vai desde produtos químicos, plásticos, produtos de enobrecimento e produtos agrícolas, até ao petróleo e gás natural. Na qualidade de empresa química líder a nível mundial, conjugamos o sucesso económico com a proteção ambiental e a responsabilidade social. Através da ciência e da inovação permitimos que os nossos clientes de quase todos os sectores de actividade industrial satisfaçam as necessidades, presentes e futuras, da sociedade em que vivemos. Os nossos produtos e soluções contribuem para a conservação dos recursos, garantindo uma alimentação e nutrição saudáveis e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Resumimos este contributo no objectivo da nossa empresa: Criamos química para um futuro sustentável. A BASF registou vendas de cerca de 74 mil milhões de euros em 2014 e no fecho do exercício contava com mais de 113.000 colaboradores. As acções da BASF estão cotadas nas bolsas de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Estão disponíveis informações adicionais sobre a BASF na Internet, em www.basf.com.