A importância do betão na sociedade atual – este foi o tema do Dia do Betão 2018 que se realizou a 24 de maio em Vila Franca de Xira. A Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB) recebeu 170 profissionais do setor de todo o país. «Este foi o nosso melhor Dia do Betão de sempre», afirma João Duarte, o diretor-executivo da APEB. «houve mais debate, mais networking, mais interesse. Tivemos excelentes oradores que contribuíram para o sucesso do evento com apresentações de interesse atual.» O convidado internacional foi Marco Borroni que integra a Organização Europeia de Betão Pronto (ERMCO). O engenheiro italiano falou sobre a tendência atual do betão, quais as vantagens e desvantagens em relação a outros materiais e quais as novas oportunidades. Júlio Appleton, da A2P, mostrou, através de vários exemplos de reabilitação estrutural, quais as soluções com betão que desenvolveu para cada desafio.

A APEB quer alteração à lei
A APEB aproveitou o dia para lembrar os três temas políticos em cima da mesa: a APEB está a favor de uma exceção à lei para o transporte do betão pronto que atualmente limita o tempo de condução do motorista e assim prejudica as empresas. Está também a favor de um aumento do peso máximo permitido aos camiões-betoneira, uma inovação já implementada noutros países europeus que reduz os custos de transporte. Está a favor de uma fiscalização prioritária dos camiões-betoneira nas operações stop para assegurar a qualidade do betão pronto, que tem de ser aplicado em duas horas.

Ana Dinis, administrativa da APEB há 18 anos, dá as boas-vindas aos 170 participantes

Para João Duarte, diretor-executivo da APEB, e Júlio Appleton, da A2P, o betão é a opção natural

João Pragosa, o presidente da APEB, destaca as três prioridades da associação

Da esquerda para a direita: João Duarte, diretor-executivo da APEB, conduz a mesa redonda com Júlio Appleton (A2P), Júlio Pereira (Vibeiras) e António Mesquita (Cimpor)