Os panos da MEWA: Estrelas da sustentabilidade

Lisboa, junho de 2020 – A MEWA, prestadora de serviços têxteis, vive e promove a sustentabilidade há mais de 100 anos. Os panos de limpeza MEWA para fábricas e oficinas são, neste sentido, verdadeiras estrelas: limpos, mas discretos, poderosos, mas sustentáveis, pequenos, mas muito eficientes. Os panos são extremamente duradouros e podem ser reutilizados até 50 vezes. Hoje, já são 2,7 milhões de pessoas em todo o mundo que os usam diariamente no seu trabalho.

A MEWA promove globalização ecológica
Investigação & Desenvolvimento na área da sustentabilidade já há muito tempo é Mainstream. Hoje todos os setores estão empenhados em aumentar a proteção do ambiente e em poupar recursos. O fabricante automóvel Ford Motor Company, por exemplo, reaproveita resíduos da McDonald’s: usa as cascas dos grãos de café para novos componentes automóveis como carcaças de farol. A empresa alemã MEWA também dá o seu contributo. “A sustentabilidade e a responsabilidade empresarial são os pilares da nossa estratégia de negócios. Estão no nosso ADN há mais de 100 anos. Por isso é uma consequência natural termos sido a primeira empresa do nosso setor a receber em 1997 a certificação ISO 14001. A MEWA é membro da associação europeia de serviços têxteis – European Textile Services Association (ETSA) – e promove, nesta organização, uma concretização ecológica da globalização. A poupança de recursos e a redução do impacto ambiental para um mínimo absoluto são a nossa prioridade“, informa Maricel Huguet, diretora da MEWA Portugal e Espanha.

O pano de limpeza – a nossa estrela da sustentabilidade
Os panos de limpeza da MEWA são lavados, de forma ecológica, e reutilizados até 50 vezes. Assim são uma alternativa verde a toalhitas de papel e trapos que acabam no lixo após uma única utilização. Pelo contrário, os panos da MEWA são sustentáveis a partir do primeiro momento, já que são fabricados pela MEWA com fios reciclados. No pano MEWATEX representam 50 por cento do volume total. Para além disso, a MEWA assegura que os tubos de papelão dos fios da bobina são reutilizáveis. Esta é uma jogada inteligente que economiza outras 21 toneladas de desperdício por ano.

Quer óleo usado, quer cotão – a MEWA recicla resíduos de produção
Sabia que a fábrica de tecelagem da MEWA em Immenhausen na Alemanha produz mais de 100 milhões de panos de limpeza? Esta produção gera grandes volumes de cotão. Em vez de irem para o lixo, recebem um novo futuro: são transformados em material de isolamento para a indústria automóvel. A quantidade é impressionante: A MEWA recicla 72 toneladas de cotão por ano. Também os óleos usados e filtrados na lavagem dos panos são reutilizados: A MEWA processa grande parte dos óleos reciclados sob rigorosas condições ambientais e aproveita-os para o aquecimento das linhas de lavagem e secagem. Desta forma são transformados anualmente milhões de litros de resíduos em energia.

Como o sistema de reutilização da MEWA funciona
Os panos de limpeza da MEWA estão exclusivamente disponíveis no âmbito do sistema prático de aluguer. Isto significa que a MEWA assume também os serviços da recolha, lavagem e devolução dos panos, assim como a substituição dos panos gastos por novos. As empresas que contratarem a MEWA podem contar com um sistema integrado de serviço completo que garante que têm sempre à mão a quantidade certa de panos limpos. Assim, produzem muito menos desperdício e protegem recursos preciosos. Os panos usados são guardados e transportados no sustentável contentor de segurança MEWA SaCon. O sistema de panos de limpeza da MEWA funciona bem não só a nível ecológico, mas também económico. O aluguer é acessível em comparação aos custos com materiais de uso único e permite ainda um cálculo exato no orçamento.

Os panos de limpeza industriais da MEWA são verdadeiras estrelas da sustentabilidade (Foto: MEWA)

Todos os anos a MEWA transforma milhões de litros de óleo usado dos panos e aproveita-os para o aquecimento das linhas de lavagem e secagem (Foto: MEWA)

Os contentores de segurança MEWA SaCon asseguram o transporte eficiente e o armazenamento seguro dos panos de limpeza (Foto: MEWA)

MEWA Gestão Têxtil
Desde 1908 que a MEWA disponibiliza têxteis, com serviço completo, a fábricas e oficinas. Por isso, a multinacional alemã é considerada pioneira no sharing têxtil. Hoje a MEWA fornece às empresas, a partir de 45 localizações, vestuário profissional e de proteção, panos de limpeza, esteiras de retenção de óleo e esteiras de retenção de sujidade – com manutenção, armazenamento e logística incluídos. Para complementar, a MEWA oferece ainda produtos de segurança no trabalho. Os 5.600 colaboradores da MEWA dedicam-se a 188.000 clientes da indústria, do comércio, do artesanato e da gastronomia. Em 2018 o Grupo MEWA alcançou um volume de negócios de 704 milhões de euros o que a torna líder no segmento da gestão têxtil. A MEWA recebeu muitos prémios pelo seu empenho nas áreas de sustentabilidade e de ação responsável, assim como pela gestão da marca.