Energia solar fotovoltaica
Investimento seguro com lucros garantidos / Instalação independente de coletores solares térmicos ou de caldeiras de biomassa / Donauer Solar Systems recomenda sistemas fotovoltaicos com inversores da Fronius
Quem quiser investir, ainda este ano, em energia solar pode apostar num sistema de microgeração, recomenda a Donauer, um dos líderes europeus em soluções fotovoltaicas e solar térmicas. De momento já não existe potência disponível para novos registos em regime bonificado, nem existem certezas da sua continuação para 2013. O que podemos assegurar é a continuação de potência disponível no regime geral até final de 2012. Esta é a alternativa ideal com garantia de potência e remuneração a valores que permitem um bom retorno do investimento. A vantagem do regime geral relativamente ao regime bonificado é que o acesso não está sujeito a condições especiais. Não é necessário que o local de consumo associado à microprodução disponha de coletores solares térmicos ou de caldeiras de biomassa. Apenas a potência de ligação está limitada, não podendo ultrapassar os 5,75 kW. No regime geral vende-se a energia produzida na íntegra ao preço praticado no mercado.
«O investimento em microgeração em regime geral é muito interessante, uma vez que podemos contar em Portugal com uma média anual de oito horas de sol por dia para a produção fotovoltaica – dez a doze horas no verão e quatro a seis horas no inverno», informa a diretora-geral da Donauer Solar Systems, Ana Cristina Arnedo. «Com um investimento de 9 mil euros num sistema de microgeração sob regime geral na região de Lisboa, podemos atingir uma taxa interna de retorno de 13 por cento», exemplifica a responsável. Esta amortização só é possível com sistemas de alta qualidade. «Os elementos cruciais aqui são não só painéis solares, mas também inversores altamente eficientes, como os da Fronius», sublinha a responsável da filial ibérica da multinacional alemã, sediada na Venda do Pinheiro. «Um sistema de alta qualidade tem uma longevidade de, pelo menos, 25 anos, praticamente não precisa de manutenção e permite um payback de seis anos.»
Para garantir que a energia recolhida pelos painéis solares seja aproveitada ao máximo, a Donauer Solar Systems aconselha os inversores transformadores de última geração da Fronius. A multinacional austríaca, presente em 60 países, está especializada no armazenamento eficiente da energia solar.
«Na microgeração trabalhamos em Portugal com diferentes séries de inversores incluindo a série Fronius IG Plus que com uma eficácia máxima de 95,9 por cento pertence às mais eficientes», informa Ana Cristina Arnedo. Estes inversores têm para além da sua eficiência, durabilidade e fiabilidade a vantagem de serem extremamente versáteis. Desta forma podem integrar todas as soluções personalizadas que a Donauer Solar Systems desenvolve para os seus clientes.
Donauer Solar Systems
Fundada em 1995, a Donauer é hoje um dos líderes europeus em energia solar e possui filiais e escritórios em Portugal, França, Itália, Bélgica, Áustria, Reino Unido, Brasil e Omã. O grupo alemão emprega mais de 480 colaboradores altamente qualificados e exporta para 40 países. A partir de Portugal a Donauer Solar Systems opera em todo o mercado ibérico e também nos países africanos lusófonos.