Terreno da central no Pinhal Novo | Foto: Luís Coelho

Im Januar 2012 kommunizierten wir den Bau einer neuen Photovoltaik-Anlage in Pinhal Novo mit einer Leistung von 4 Megawatt. Donauer Solar Systems investiert zehn Millionen Euro in das Projekt. Wir informierten regionale und überregionale Medien sowie Fachpresse in einem personalisierten Mailing, für das wir ein Press Release aufgesetzt und Fotos mit unserem Fotografen aufgenommen hatten.

Central parecida na Alemanha. Foto: Peter Kornatz

Press Release, 24.01.2012

Energia solar fotovoltaica

Donauer investe 10 milhões em nova central no Pinhal Novo

A Donauer Solar Systems vai construir, a partir de março, uma central de quatro megawatts no Pinhal Novo. Com este projeto, a filial portuguesa do grupo alemão pretende criar um produto de referência, instituindo-se como parceiro também para grandes e médios projetos de energia solar. Até agora a Donauer, que detém uma taxa de mercado de 25 por cento, tem operado sobretudo na área da microgeração. O início da produção da central, que irá fornecer energia para 2400 habitações, está previsto já para setembro. O investimento total ronda os 10 milhões de euros.

A nova central fotovoltaica será montada numa área de oito hectares que a Donauer adquiriu para esse fim. No terreno, que se encontra numa zona rural perto do Pinhal Novo, vão ser instalados 18 mil painéis poli cristalinos, cada um com uma potência de 240 watts. Os painéis serão assegurados por estruturas específicas da marca Intersol e equipados com um total de 12 inversores centrais para transformar a energia solar em energia elétrica contínua.

«Centrais fotovoltaicas de qualidade como esta são um investimento seguro, já que o estado português garante a tarifa de injeção durante 20 anos, salvaguardando a inflação», informa a diretora-geral da Donauer Solar Systems, Ana Cristina Arnedo. «É um investimento num produto sólido, de futuro e amigo do ambiente. Com uma produção de 1500 kWh/kWp por ano e uma compensação de 0,257 euros por kWh, esta central é altamente rentável, conseguindo rendimentos de 19,2 por cento sobre o capital próprio.»

A Donauer tem uma taxa de mercado de 25 por cento na energia solar, proveniente sobretudo da microgeração, que abrange projetos até 5 kW. Na minigeração, ou seja, projetos até 250 kW, a empresa visa conquistar a mesma taxa já em 2012.

Donauer Solar Systems

A subsidiária portuguesa na Venda do Pinheiro é, a seguir à sede na Alemanha, uma das empresas mais importantes do grupo Donauer Solar Systems. O grupo alemão também possui filiais em França, Itália, Bélgica, Reino Unido, República Checa e Brasil. Fundada em 1995 por Rudolf Donauer, a multinacional de cariz familiar é hoje um dos líderes em energia solar na Europa. O grupo emprega mais de 250 colaboradores altamente qualificados e exporta para 40 países. A partir de Portugal, a Donauer opera em todo o mercado ibérico e também nos países africanos lusófonos.