• Em 2015 a BASF comemora 150 anos
  • Volume de negócios em Portugal é de 250 milhões de euros
  • Criar química de forma inovadora, sustentável e amiga do ambiente


«A previsão em Portugal continua a ser de crescimento», sublinha Gunther Sthamer, o diretor-geral da BASF Portuguesa. A solidez alcançada no mercado nacional ao longo de 67 anos, uma estrutura de 65 colaboradores, 40 dos quais comerciais especializados em áreas de engenharia (química, agrónoma e civil), e o crescimento sustentado ao longo dos anos levam a multinacional alemã a apostar na sede portuguesa. «Graças a este desempenho e experiência, a BASF Portuguesa apoia ativamente as operações do grupo BASF em Angola», diz o diretor-geral com satisfação.

BASF - foto 4
A BASF desenvolveu os corantes para as células solares orgânicas do Smart Forvision. As células que compõem o telhado do Smart estão disponíveis em várias cores.

Este ano a BASF comemora 150 anos, faz o balanço e traça o rumo dos próximos anos. No programa de aniversário, a BASF coloca em foco três temas onde a química desempenha um papel fundamental: na vida urbana, na energia inteligente e na alimentação. Com mais de 10.000 profissionais na área da inovação e investigação, em 2014 a BASF investiu perto de 2 mil milhões de euros (1.884 M€) no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.

BASF - foto 12
Cientistas da BASF desenvolvem soluções inovadoras para as indústrias agrícola, de energia, de couro e outras no Organic Synthetic Lab. Este laboratório em Bombaim/ Índia integra a plataforma global de investigação da BASF.

Em Portugal, a BASF Portuguesa está presente em todas as indústrias de crescimento no país, principalmente nas indústrias automóvel, química e agrícola. «Temos 200 clientes em Portugal e assumimos com eles o compromisso de desenvolver produtos inovadores, sustentáveis e seguros para o ambiente. Estas têm sido as linhas mestras na conceção da nossa gama que conta com mais de 6.000 produtos», sublinha Gunther Sthamer.

Greenhouse at Agricultural Solutions Site in Research Triangle Park, North America / Gewächshaus des Forschungsstandorts von Agricultural Solutions, Research Triangle Park, Nordamerika
Cientistas investigam o crescimento das folhas de plantas tratadas com produtos da BASF no Centro de Investigação Research Triangle Park nos EUA.

Consciente da sua responsabilidade social e comprometida com a dinamização do que de melhor se faz em Portugal, a BASF apoia produtores de vinho nacionais na iniciativa Nectar Divino que lançou há quatro anos. «Neste concurso já demos oportunidade a mais de 50 produtores de promoverem os seus vinhos junto de importadores alemães e ingleses em eventos exclusivos de networking», explica Gunther Sthamer.

BASF – Um pouco de história…

O início

1865 – Fundação da BASF no dia 6 de abril em Mannheim, Alemanha. Friedrich Engelhorn identifica a oportunidade de aliar a malveína, um corante químico orgânico sintético descoberto por acaso nove anos antes, ao alcatrão que produzia na sua fábrica de carvão. Desta forma, uma única empresa conseguia assegurar o processo completo de produção, desde a matéria-prima e materiais auxiliares, passando pelos precursors e produtos intermédios, até aos processos de coloração.

1872 – Construção da “Hemshof colony” em Ludwigshafen com mais de 400 apartamentos para os colaboradores.

1882 – A BASF é a cliente n.º 1 da primeira empresa de telefones do Reino da Bavaria. Em 1903 a rede interna da BASF atinge as 300 pessoas.

1902 – 1924 – Na viragem do século, a BASF inicia os primeiros projetos de pesquisa sobre o nitrogénio e Fritz Haber descobre em laboratório que é possível sintetizar amoníaco, o que constituiu um grande avanço. Carl Bosch assume o desenvolvimento deste processo numa escala industrial.

1925 – 1944 – Baseada na sua perícia no processo Haber-Bosch, a BASF desenvolve novas áreas para aplicar tecnologia de alta-pressão: a hidrogenação do carvão para gerar combustível e borracha sintéticas.

Em Portugal

1948 – Para representar a BASF, nasce a 8 de julho no Porto a ORGÂNICA – Comissões e Representações, Lda. com dois sócios portugueses. Assim, Portugal é um dos primeiros países europeus com os quais a Alemanha estabelece relações comerciais após a segunda guerra mundial.

1953 – A BASF adquire uma quota de 45% da empresa que passa a designar-se ORGÂNICA – Anilinas e Produtos Químicos, Lda.

1960 – A sede da empresa muda-se para Lisboa e o Porto passa a filial.

1964 – A empresa assume a designação de BASF Portuguesa, S.A.R.L.

1969 – Inauguração de novas instalações próprias da filial do Porto.

1971 – A empresa é transformada numa Lda.

1999 – A sede da BASF muda para Loures onde continua até hoje.

2007 – Aquisição da Degussa: BASF Construction Chemicals.

2010 – Com a fusão de três empresas do grupo em Portugal, a empresa passa a BASF Portuguesa, S.A.

Sabia que…

… O azul indigo das calças de ganga foi inventado pela BASF em 1897? Chamava-se Indigo Pure BASF.

… Em 1927 a BASF colocou no mercado a nível mundial o 1.º fertilizante homogéneo? O nome era Nitrophoska.

… Desde 1960 o clássico isolante Styropor da BASF protege as nossas casas não só contra o frio e o calor, mas também contra o ruído?

… Em 1964, o novo Porsche 904 Carrera GTS perde 150 kilos graças à BASF? O seu chassis é fabricado com o plástico Palatal da BASF.

… A BASF tem a maior central de tratamento de águas na Europa, a operar desde 1974? Tem uma capacidade de purificar água para 6 milhões de habitantes.

… O novo Smart forvision, lançado em 2011, é um carro eléctrico desenvolvido pela Daimler em parceria com a BASF? Os contributos inovadores da BASF são: maior eficiência energética, construção mais leve e controlo otimizado da temperatura.

Sobre a BASF
Na BASF, criamos química – e fazemo-lo há 150 anos. A nossa gama de produtos vai desde produtos químicos, plásticos, produtos de enobrecimento e produtos agrícolas, até ao petróleo e gás natural. Na qualidade de empresa química líder a nível mundial, conjugamos o sucesso económico com a proteção ambiental e a responsabilidade social. Através da ciência e da inovação permitimos que os nossos clientes de quase todos os sectores de actividade industrial satisfaçam as necessidades, presentes e futuras, da sociedade em que vivemos. Os nossos produtos e soluções contribuem para a conservação dos recursos, garantindo uma alimentação e nutrição saudáveis e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Resumimos este contributo no objectivo da nossa empresa: Criamos química para um futuro sustentável. A BASF registou vendas de cerca de 74 mil milhões de euros em 2014 e no fecho do exercício contava com mais de 113.000 colaboradores. As acções da BASF estão cotadas nas bolsas de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Estão disponíveis informações adicionais sobre a BASF na Internet, em www.basf.com.