Ao completar 50 anos em Portugal, a DB Schenker faz o que sempre fez: cria o futuro. Com o novo serviço terrestre, a multinacional alemã, que é um dos líderes mundiais em transporte e logística, convida as PME a inovar e a otimizar os seus negócios.
«Alguém tem de começar, ou as PME exigem de nós ou nós antecipamo-nos. Uma vez que os clientes dos nossos clientes precisam de entregas mais frequentes, decidimos ser nós a oferecer agora, a partir de outubro, saídas diárias, diretas e económicas para Mannheim, Paris, Madrid e Barcelona. Aliás, a partir dos nossos hubs Mannheim e Paris fazemos chegar rapidamente a mercadoria a qualquer canto da Europa», informa Frank Gutzeit, diretor geral da DB Schenker Logistics em Portugal. «Graças a este novo serviço terrestre as PME conseguem rentabilizar recursos – tempo, espaço e pessoas.»
Frank Gutzeit, diretor-geral da DB Schenker em Portugal
Desde sempre que a DB Schenker se empenha em desenvolver soluções com visão. Foi por isso que a empresa, em tempos difíceis, decidiu reforçar a sua posição no norte do país e preparar o futuro. Investiu 9 milhões de euros no novo Centro Logístico Norte com 14 mil metros quadrados em Vila do Conde. Aquando a sua inauguração, em maio de 2014, a DB Schenker tinha o armazém 50 por cento cheio. Hoje, um ano e meio depois, já está com uma ocupação de 80 por cento. «Este centro é tecnológica e ecologicamente muito avançado. Permite-nos oferecer soluções individuais em logística integrada ainda a melhores preços, com maior flexibilidade e rapidez», é desta forma que o CEO explica o sucesso.
Centro Logístico Norte em Vila do Conde
Em 2008, a DB Schenker estabeleceu um departamento específico para transporte e logística de componentes automóveis entre Portugal e a Alemanha/ Europa Central. Conta com 20 colaboradores que consolidam sobretudo peças feitas em Portugal para as fornecer à Alemanha e a outros países da Europa Central. Também em 2008, a DB Schenker integrou a Pantrans e ganhou três mil clientes PME a nível ibérico. Para poder dar resposta e proporcionar um excelente serviço logístico, a empresa alugou um armazém de sete mil metros quadrados perto de Lisboa. Já no ano anterior tinha feito uma aquisição com visão: em 2007 adquiriu a empresa norte-americana Bax, especializada em transporte aéreo, e tornou-se líder neste segmento, posição que mantém até hoje. «Desde 2008 disponibilizamos um excelente produto aéreo com serviço porta-a-porta. Por exemplo, vamos buscar uma carga aérea a Leiria para a entregar diretamente em Luanda. Tratamos do embalamento e da logística com todas as formalidades», sublinha o responsável e refere como exemplos materiais de construção e produtos alimentares, nomeadamente iogurte, queijo e chouriço.
Centro Logístico do Tojal, a sede da DB Schenker em Portugal
Ao longo das décadas, a DB Schenker em Portugal soube aproveitar as vantagens de uma rede global com filiais distribuídas pelo mundo. Foi com esta visão que decidiu apostar em Angola em 2006. Hoje, a empresa designa-se oficialmente Schenker Angola e encontra-se entre os cinco maiores transitários de Luanda. Foi com a mesma confiança na rede global que a filial portuguesa desenvolveu em 2014 o transporte marítimo para os mercados do Magreb e do Médio Oriente. «A nossa grande vantagem é podermos colaborar com filiais próprias, como a DB Schenker Marrocos ou a DB Schenker Dubai. Isto facilita-nos o desenvolvimento de novos trajetos e também nos dá segurança, uma vez que podemos contar com a mesma alta qualidade e rapidez», explica Frank Gutzeit.
50 anos em resumo
1965 A Schenker entra como sócia na Karl Biermann, Lda. O alemão Karl Biermann tinha vindo a Portugal como delegado da Schenker em 1954.
1972 A Schenker abre uma subsidiária portuguesa com sede no Porto. Karl Biermann entra como sócio.
1995 Nasce a Biermann-Schenker Transitários, Lda.
1997 A empresa realiza o seu maior negócio de sempre. A logística dos gasodutos para o Gás Natural incluiu 120 mil toneladas de gasodutos e valeu 15 milhões de euros.
2003 A Schenker adquire a Biermann-Schenker na íntegra. A nova empresa chama-se Schenker Transitários, Lda e passa a S.A. em 2008.
2007/8 Aquisição da Bax e da Pantrans.
2014 Inauguração do Centro Logístico Norte em Vila do Conde.
Sobre a DB Schenker
Em Portugal, a DB Schenker tem mais de 350 colaboradores e está sediada em Lisboa. Conta com seis escritórios próprios e mais de 26 mil metros quadrados de espaço de armazenamento. Em 2014 o volume de negócios da DB Schenker foi de 87 milhões de euros. A nível mundial a DB Schenker emprega 96 mil colaboradores nos dois mil escritórios distribuídos por mais de 130 países. Em 2014, alcançou um volume de negócios que ronda os 20 mil milhões de euros.