Ceasa instala em parceria com a Donauer um dos maiores sistemas fotovoltaicos de autoconsumo do país / sistema produz 25 por cento do total da energia / investimento apoiado pelo PRODER
A nível energético, a Companhia Nacional de Carnes (CNC) é agora 25 por cento mais autónoma e 25 por cento mais amiga do ambiente. Graças a um dos maiores sistemas solares do país consegue assegurar todo o consumo constante da produção e das três câmaras frigoríficas. «Trata-se de uma instalação fotovoltaica para autoconsumo direto», informa José Luis Herrera, o diretor do Grupo Ceasa Portugal. Este grupo desenvolveu o projeto e instalou os 268 painéis fotovoltaicos da Donauer Solar Systems no telhado da CNC em Palmela. Com uma potência total de 65,66 kWp, anualmente, a instalação produz cerca de 95 mil kWh e evita a emissão de 63 toneladas de CO2. Estima-se em cinco anos o retorno do investimento de 100 mil euros.
«A produção de energia, que teve início a 25 de abril, destina-se ao consumo próprio e é diretamente injetada. Uma vez que este sistema não acumula energia, concebemos uma solução que assegura todo o consumo constante da empresa, o que faz 25 por cento do total, enquanto a energia necessária para os picos continua a ser comprada à EDP», explica o responsável. Desta forma garante-se que nenhuma energia é desperdiçada. E mais: o sistema conta com um autómato que controla a produção a fim de regular a quantidade de energia fornecida para nunca ser maior que a consumida pela CNC. «Isto é importante, já que no fim de semana não há produção na fábrica. Assim, aos sábados e domingos o sistema abastece apenas as câmaras frigoríficas.» Como em várias instalações anteriores, também na da CNC, o Grupo Ceasa colaborou com a Donauer Solar Systems «por uma questão de qualidade/ preço e pelo excelente serviço».
Para o Grupo Ceasa, 2013 é o ano do autoconsumo, já que «o preço de compra de energia está a aumentar e os investimentos em sistemas de autoconsumo ainda são apoiados pelo QREN, PRODER, etc.», argumenta José Luis Herrera.
A CNC emprega 50 colaboradores e faturou 5,5 milhões de euros em 2012.
Dados úteis
Início de produção: 25.04.2013
Área total da instalação: 700m2
Tempo de conceção do projeto: 4 semanas
Tempo de instalação do projeto: 2 semanas