Cristina Quaresma acha: “Os panos são muito bons. Limpam sem largar cotão.” (foto: Mewa)

O que ganham os e as clientes com a Mewa? Para analisar a aplicação do sistema de panos de limpeza e a sua mais-valia para a produção, a BUSS Comunicação realiza case studies.

Desta vez, visitámos a RODI Industries em Aveiro. Conhecemos a produção e entrevistámos o diretor da RODI Cycling e uma colaboradora. Sempre connosco e com foco na ação: o nosso fotógrafo de excelência para apanhar os melhores momentos dos panos de limpeza e das mantas absorventes da Mewa. A seguir, elaborámos o case study que saiu ontem, a 6 de março de 2025, na revista InterMetal. [Download]

Case study
RODI Cycling aumenta qualidade e sustentabilidade com a Mewa

Aros de bicicleta perfeitamente limpos durante todo o processo de produção e menos 3 toneladas de resíduos contaminados por ano – esta é a avaliação positiva que a RODI Industries faz do sistema de panos de limpeza da Mewa. A empresa sediada em Eixo, perto de Aveiro, que emprega 250 pessoas, passou a utilizar os panos de qualidade com serviço completo em janeiro de 2020. Desde então, tem vindo a usá-los não só na área de produção de ciclismo, mas também na sua segunda unidade de negócio, a produção de lava-louças em aço inoxidável. Além disso, ambas as fábricas utilizam as mantas absorventes da Mewa para trabalhos de manutenção nas máquinas. Como é que a RODI teve a ideia de fazer o outsourcing da limpeza industrial? Foi fácil mudar para os panos de limpeza reutilizáveis?

Que aborrecido ter ainda de remover o cotão depois de limpar os aros. Por isso, Cristina Quaresma ficou entusiasmada desde o primeiro momento quando a RODI Cycling introduziu os panos de limpeza da Mewa há quatro anos: “Maravilhoso! Os panos são muito bons. Limpam sem largar cotão. Ao limparmos o aro, fica limpo de forma homogénea. É espetacular!” A chefe de equipa, que trabalha na RODI há 26 anos, 14 dos quais na sua função atual, fala em nome da sua secção com 25 a 30 colaboradores e colaboradoras: “Nós habituámo-nos a esses panos num instante e, na realidade, já não queremos outros. São muito mais manuseáveis porque têm o tamanho certo. Os trapos de antes, tínhamos de dobrar para ficarem com a forma que nos dava mais jeito.”

A qualidade e sustentabilidade do sistema da Mewa foram os benefícios decisivos para Rui Mendes, diretor-geral da RODI Cycling (foto: Mewa)

A qualidade e sustentabilidade do sistema da Mewa foram os benefícios decisivos para Rui Mendes, diretor-geral da RODI Cycling (foto: Mewa)

Trapos? Não combinam nada bem com esta empresa tradicional com forte orientação para a qualidade e sustentabilidade e um volume de negócios anual de 35 milhões de euros. Dessa faturação, metade é gerada pela divisão de aros e rodas de bicicleta e a outra metade pela divisão de lava-louças. Era precisamente o que Rui Mendes achava. O diretor-geral da RODI Cycling descobriu os panos de limpeza da Mewa num potencial fornecedor, como recorda: “Nesta visita, os panos chamaram-nos a atenção porque eram de boa qualidade. Questionámos e explicaram-nos o serviço completo e a reutilização dos panos, o que achámos bastante interessante. Identificámos logo duas vantagens para nós: Primeiro, teríamos aqui a possibilidade de ter sempre bons panos na produção e, segundo, havia a oportunidade de reduzir os nossos resíduos ainda mais e contribuir, desta forma, para a proteção do ambiente.” Com o sistema de panos de limpeza, a Mewa oferece um serviço completo para que estejam sempre à mão panos limpos: Os panos usados são recolhidos para lavagem, sujeitos a um controlo de qualidade de várias fases e devolvidos ao cliente. Cada pano pode percorrer este ciclo até 50 vezes.

Quando Rui Mendes conheceu os panos da Mewa no final de 2019, a empresa, fundada em 1952, estava a utilizar sobras da indústria têxtil. Muitos dos trapos pequenos e grandes, grossos e finos, ásperos e lisos eram tudo menos ideais. “Havia uns que eram melhores, outros que eram piores, uns que largavam muito cotão e deixavam na peça limpa resíduos que tínhamos que retirar. Depois, as sobras contaminadas eram todas encaminhadas para uma operadora de resíduos”, lembra o CEO. Cristina Quaresma, responsável pelas áreas de produção de polimento, gravação e embalagem, recorda: “Os trapos antigos davam sempre problemas porque largavam o cotão ou eram muito grandes. Mas ter bons panos é muito importante para nós. Os aros têm que ser muito bem limpos durante todo o processo de produção, desde a calandragem até à embalagem. Sujidade, gordura e óleos têm de ser retirados e os panos da Mewa limpam muito bem.”

Cristina Quaresma acha: “Os panos são muito bons. Limpam sem largar cotão.” (foto: Mewa)

Cristina Quaresma acha: “Os panos são muito bons. Limpam sem largar cotão.” (foto: Mewa)

6 semanas da ideia à introdução do pano de limpeza ultra-absorvente

A Mewa respondeu rapidamente ao pedido da RODI. Agora só faltava que a proposta se enquadrasse no orçamento. Rui Mendes calculou o investimento: “Fizemos uma pequena avaliação de custos e tomámos também em consideração os custos escondidos da nossa solução anterior. Chegámos à conclusão de que o preço era aceitável e que até conseguiríamos reduzir encargos.” Pouco depois, chegou a primeira entrega de panos à RODI para a fase de teste, juntamente com os contentores de segurança SaCon com fecho hermético, que fazem parte do sistema – alguns são utilizados para a perfeita arrumação dos panos frescos e outros para guardar, em segurança, os panos usados. Um funcionário da Mewa explicou às equipas de duas áreas como é que o pano pode prestar os melhores serviços. “Testámos o pano primeiro na limpeza de raios e na limpeza final do produto acabado que são as duas áreas onde a qualidade dos panos faz mais diferença. Aqui não pode haver resíduos“, informa o responsável e acrescenta: “O teste correu bem e decidimos introduzir os panos em todos os processos que necessitavam de panos, também na unidade RODI Home, na limpeza final do lava-louça produzido.”

O MEWATEX ULTRA mantém os aros da RODI limpos durante todo o processo de produção (foto: Mewa)

O MEWATEX ULTRA mantém os aros da RODI limpos durante todo o processo de produção (foto: Mewa)

A RODI usa a manta absorvente reutilizável para trabalhos de manutenção

Há dois anos, as mantas absorventes da Mewa estão também disponíveis nas duas produções. A manta é leve, flexível e ultra-absorvente, pode ser colocada por baixo das máquinas, num instante, nos trabalhos de reparação e manutenção e mantém-se praticamente seca na superfície graças ao não têxtil especial no interior.  O mesmo princípio de reutilização também se aplica aqui: A Mewa recolhe as mantas para lavagem e entrega-as de novo.

O sistema de reutilização inclui contentores de segurança separados para panos e mantas frescos e usados (foto: Mewa)

O sistema de reutilização inclui contentores de segurança separados para panos e mantas frescos e usados (foto: Mewa)

Sustentabilidade como pilar fundamental da estrutura empresarial

Desde 2019, a RODI está em plena expansão. Com um investimento de 30 milhões de euros, quer ampliar a fábrica em 40 % até 2026. Na implementação, a sustentabilidade é uma prioridade principal e o plano estratégico “Valorizamos o Planeta” 2030, no qual a RODI definiu os objetivos ambientais, serve como guia. Já há primeiros sucessos:  De 2019 a 2024, as emissões de CO2 foram reduzidas em 13 %. Ao mesmo tempo, os resíduos foram diminuídos em 8 %. O sistema de panos de limpeza da Mewa contribuiu decisivamente para isso, diz Rui Mendes e estima: “Penso que o sistema da Mewa é responsável pela metade destas reduções. Antes, na altura dos trapos, produzíamos cerca de 3 toneladas de resíduos por ano só no ciclismo. E estas foram eliminadas com a introdução dos panos reutilizáveis da Mewa.” A pegada de CO2 dos panos da Mewa é 3 a 6 vezes menor do que a de soluções descartáveis.

A produção da RODI está cada vez mais amiga do ambiente:

  • 20 % da energia provém de fontes renováveis
  • 85 % das embalagens é de cartão reciclado
  • A RODI reduziu o consumo de água em 30 % comparativamente a 2019
  • Produção anual da RODI Cycling: 3 milhões de aros e 400.000 rodas
  • Produção anual da RODI Home: 1 milhão de lava-louças em aço inoxidável]
Na RODI Home, os panos da Mewa dão brilho aos lava-louças em aço inoxidável (foto: Mewa)

Na RODI Home, os panos da Mewa dão brilho aos lava-louças em aço inoxidável (foto: Mewa)