Case Study: Renault Cacia evita 44 ton. de resíduos com panos Mewa

O nosso novo case study para a Mewa já está online. O serviço jornalístico – organização, pesquisa, entrevistas e fotografias na Renault Cacia, redação do artigo e seleção das fotos – foi realizado pela BUSS Comunicação em abril/maio e incluiu a elaboração de uma reportagem em português e em alemão. A versão portuguesa foi publicada pela revista Robótica primeiro em papel na edição 133, em novembro, e agora, no dia 26 de dezembro, saiu na Robótica Online.

Leia o nosso case study a seguir. Caso prefira ler a reportagem em alemão clique aqui.

Menos 44 toneladas de resíduos contaminados por ano

A produção da Renault Cacia é mais sustentável e eficiente com a Mewa

As empresas multinacionais estão a aumentar a pressão sobre as suas filiais para produzirem de forma mais amiga do ambiente. Devem prevenir o desperdício e utilizar materiais reutilizáveis. A Renault Cacia conseguiu cumprir ambos os requisitos graças à introdução do sistema de panos de limpeza da Mewa em 2018. Desde então, cerca de 800 dos aproximadamente 1250 funcionários e funcionárias usam permanentemente o pano da Mewa na produção de caixas de velocidades e de vários componentes para manter limpas máquinas, ferramentas e instalações.

Como é que se realizou a mudança bem-sucedida de trapos descartáveis para o sistema de reutilização da Mewa? E valeu mesmo a pena?    

«Isabel, queres fazer um teste com a Mewa?» Foi assim que a colega de compras abriu as portas à solução certa no momento certo à responsável pelo ambiente da Renault Cacia. Isabel Caniço tinha acabado de receber uma instrução da casa-mãe com as novas metas de sustentabilidade ambiental. A criação de soluções concretas para lá chegar era tarefa da filial portuguesa. Assim, a engenheira do ambiente conseguiu logo marcar pontos com a mudança de uma solução descartável para um sustentável sistema de reutilização e introduzir uma melhoria abrangente. «Eu pensei logo: “Isto é maravilhoso!”, porque veio indicação de França que nós tínhamos que arranjar forma de reduzir a nossa produção de resíduos contaminados», recorda Isabel Caniço o início da colaboração com a Mewa.

A mudança aconteceu em finais de 2017. A Renault Cacia reservou três meses para se dedicar e testar a qualidade dos panos de limpeza e do sistema. A Mewa entrega os panos diretamente na fábrica da Renault, que abrange 70.000 metros quadrados de área coberta, recolhe-os para lavagem e entrega-os de novo. Cada pano da Mewa pode passar por este ciclo sustentável até 50 vezes. Foi no início de 2018 que a Renault Cacia assinou o contrato de aluguer com a Mewa. Desde então, a empresa tem prevenido toneladas de lixo contaminado. «Nós tínhamos em média quatro toneladas de resíduos contaminados por mês. Além desses trapos que nós usávamos, havia muitos trapos que iam diretamente para o lixo porque não serviam para limpar», informa a responsável do ambiente. Em cinco anos, a fábrica, que funciona em quatro turnos, conseguiu evitar 220 toneladas de lixo contaminado ao escolher a Mewa. O volume equivale a nove camiões de transporte internacional (TIR) totalmente carregados.

Como Isabel Caniço conquistou os colaboradores céticos para o sistema da Mewa

«No geral, as pessoas reagiram bem, claro que há sempre algumas que são mais resistentes à mudança», lembra a engenheira do ambiente. O pano de limpeza da Mewa foi apresentado, de forma intensiva, através dos vários canais de comunicação interna, mas o fator decisivo foi, como sublinha Isabel Caniço, o contacto direto: «Eu andei linha a linha a dar formação às pessoas sobre como usar o pano.» Desde 2022 que o sistema da Mewa faz parte do dojo ambiental – dojo é como a Renault Cacia chama os módulos de formação que os novos colaboradores e colaboradoras recebem. «Fiz um cartaz onde mostro o camião a entregar panos limpos e a recolher os sujos e depois as vantagens da utilização dos panos», explica a responsável.

Nas várias áreas de produção e manutenção onde o pano da Mewa é utilizado 24 horas por dia, encontram-se, sempre num sítio central, dois Mewa SaCon. Estes contentores de segurança com fecho hermético servem: um para os panos de limpeza usados e o outro para os limpos. Isabel Caniço considera que o sistema da Mewa contribui para a boa organização e que, por isso, se enquadra perfeitamente no método 5S introduzido em 2016. Este método procura tornar os processos de produção mais eficientes através de organização e limpeza. No geral e em comparação com a anterior solução descartável, o sistema da Mewa só trouxe vantagens, diz a responsável e faz balanço com entusiasmo: «Foi um salto de um zero para um cinco. Top!»

Como avaliam os colaboradores o pano de limpeza da Mewa?

Rui Roque e Emanuel Gomes trabalham na fábrica da Renault Cacia há vários anos, primeiro como operadores de linha de montagem e, desde o final de 2022, como chefes de fabricação com equipas de nove e dez pessoas, respetivamente. «Qualquer operador usa um pano nas suas oito horas de trabalho. Todos os dias. Seja para fazer uma limpeza da máquina, seja para limpar um derrame ou um bocado de óleo que está no chão, seja para limpar uma peça», informa Emanuel Gomes e destaca: «Um bom pano é importante para o trabalho do operador.»

«O pano dá ideia de que foi desenhado mesmo para nos ajudar a limpar. Não é como os trapos de antes que nem todos absorviam bem o óleo, nem todos davam bem para limpar. Eram de diferentes materiais, tinham tamanhos diferentes, eram grandes, pequenos…a gente tinha que andar a escolher», recorda Rui Roque e acrescenta que agora, com o pano da Mewa, é fácil: «A gente pega, passa o sprayzito, passa o pano na máquina e está limpa.»

Outras vantagens que os dois chefes de fabricação veem é a organização que o sistema da Mewa trouxe à produção com os contentores de segurança, bem como a sustentabilidade. «Antes tínhamos sacos com trapos espalhados pelas linhas. Hoje temos dois contentores: um com uma etiqueta verde com os panos que são bons para utilizar e outro contentor, mesmo ao lado, com a etiqueta vermelha para os panos usados», explica Emanuel Gomes. Os panos de limpeza podem ser reutilizados muitas vezes. «Imagine, a gente usa um pano para fazer limpeza de uma máquina. O pano fica sujo, mas mantém-se seco. Por isso, podemos continuar a usá-lo, e fazemos isso até o pano ficar completamente usado», explica Rui Roque. Para ele, a sustentabilidade do sistema da Mewa é claramente a maior vantagem: «Os panos chegam aqui, são recolhidos para serem lavados e trazidos de volta. Os trapos antes usavam-se e lixo. Por isso, estes panos para mim foram uma boa ideia e estou cem por cento satisfeito com eles.»

Isabel Caniço está convencida do sistema da Mewa: «Foi um salto de um zero para um cinco. Top!» (foto: Mewa)

Isabel Caniço está convencida do sistema da Mewa: «Foi um salto de um zero para um cinco. Top!» (foto: Mewa)

Isabel Caniço com os responsáveis de produção Rui Roque (no meio) e Emanuel Gomes (foto: Mewa)

Isabel Caniço com os responsáveis de produção Rui Roque (no meio) e Emanuel Gomes (foto: Mewa)

O pano ultra-absorvente da Mewa facilita o trabalho diário de cerca de 800 funcionários e funcionárias (foto: Mewa)

O pano ultra-absorvente da Mewa facilita o trabalho diário de cerca de 800 funcionários e funcionárias (foto: Mewa)

Com um Mewa Sacon para panos limpos e um segundo para usados, cada área de produção está bem organizada (foto: Mewa)

Com um Mewa Sacon para panos limpos e um segundo para usados, cada área de produção está bem organizada (foto: Mewa)

A Renault Cacia é a maior fábrica de componentes automóveis em Portugal. Em 2022, atingiu um volume de negócios de 315 milhões de euros. A Renault Cacia é uma das 22 unidades de produção que o fabricante automóvel francês tem na Europa, juntamente com outras 13 em três outros continentes. A nível mundial, o Grupo Renault vendeu mais de 2,7 milhões de automóveis em 2022 – inclusive 1,7 milhões da marca principal Renault – e alcançou um volume de negócios na ordem de 46,4 mil milhões de euros.