Decathlon e Ikea apostam na solução inovadora e económica
Após um mês de trabalho noturno, o pavimento da Decathlon Coimbra apresenta-se com um novo “look”. A superfície de 2500 metros quadrados destaca-se agora pelo brilho permanente do betão polido, uma solução inovadora que a Blau importou dos Estados Unidos. A Blau, empresa portuguesa especializada em soluções de betão, removeu a alcatifa verde que a Decathlon tinha e poliu o betão com tecnologia diamantada.
«Atualmente, o betão polido é a solução mais económica, mais duradoura e mais ecológica para a grande maioria dos pavimentos, principalmente com uso intenso», garante Arno Kienbacher, gerente da Blau. Segundo o engenheiro austríaco, «os pavimentos industriais em resina de epóxi ou poliuretano, com uma espessura de quatro milímetros, custam pelo menos 20 euros por metro quadrado, enquanto o betão polido custa em média 15.» A manutenção do betão polido é a segunda grande vantagem, já que este tipo de superfície exige apenas detergentes neutros que eliminam facilmente ceras, decapantes e outros químicos agressivos. «A nossa solução é amiga do ambiente, tanto na instalação inicial como na renovação e reparação, exigindo um simples repolimento. Ou seja, não é necessário reciclar o pavimento antigo nem reaplicar resinas, o que normalmente limita o uso do espaço durante algum tempo», conclui o responsável.
Quanto à segurança e ao ambiente do espaço, o betão polido ganha também na comparação, já que não se torna escorregadio, é antiestático e cria um clima agradável.
A Blau, sediada em Loures, começou a introduzir a nova tendência em Portugal no ano passado quando realizou em junho o primeiro grande projeto: poliu 6000 metros quadrados da Ikea Alfragide. Durante 30 dias, uma equipa de seis especialistas removeu o chão de linóleo e poliu o betão com máquinas, ferramentas e produtos especiais. Outras referências do betão polido em Portugal são o Club House do Vidago Palace Golf, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira, o novo Museu dos Coches em Lisboa, da autoria do escritório de arquitetos Broadway, a fábrica da empresa Silvex em Benavente, as novas lojas do Aki em Mafra e Santa Maria da Feira, assim como vários espaços logísticos do Continente Online de norte a sul do país.
O gigante Walmart institucionalizou a tendência do betão polido
Quando o gigante retalhista norte-americano, Walmart, decidiu há sete anos introduzir o betão polido nas suas 8500 lojas, institucionalizou uma tendência iniciada em meados dos anos 90. Hoje já podemos encontrar centenas de quilómetros quadrados de betão polido nos EUA e alguns Estados já o exigem na construção de edifícios públicos. «O tempo do betão polido chegou a Portugal», afirma Arno Kienbacher, gerente da empresa Blau que promove a nova tecnologia de tratamento do betão a nível nacional através da marca Belbetão, oferecendo soluções chave-na-mão.