A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã / AHK Portugal publicou um artigo da nossa diretora Silke Buss sobre a Mediação de Conflitos.
Os nossos agradecimentos!

A mediação não é um passeio
Restabelecer o workflow com a mediação de conflitos

Há um ar pesado no escritório. Os dois colegas já não se falam. Como prejudicar o sucesso do outro? – eis a principal motivação dos dois. Conflitos como esse dificultam o workflow e poluem o clima de trabalho. Resultado: uma perda de produtividade de 20 a 30 por cento. Uma divergência avançada já não se resolve com uma conversa franca entre as pessoas envolvidas. Porquê? Porque as emoções atrapalham uma visão racional e realista. Fica cada vez mais turva. Tudo é interpretado como hostil. No entanto, estas pessoas são sim capazes de resolver o seu conflito e transformar a energia negativa em positiva. Só precisam da estrutura segura e confidencial de uma mediação e de um mediador ou uma mediadora que as oriente e conduza – com técnicas de comunicação – pelas cinco fases da mediação.

Fácil? Nem pensar. Uma mediação não é um passeio. Como em qualquer processo emocional, é exigente reconquistar a visão realista, reinterpretar situações, neutralizar emoções e colocar todo o foco na solução. Porém, a recompensa pelo esforço é enorme: Há alívio, satisfação e paz geral entre as pessoas envolvidas, já que todas ficam a ganhar com a solução encontrada por elas próprias. Precisamente por esta caraterística, de serem as próprias pessoas a ultrapassar a situação, a mediação é considerada o método mais sustentável para resolver um conflito. Outro ponto fortíssimo é o facto de serem puxados para a superfície os verdadeiros objetivos, necessidades e preocupações. Desta forma, a relação entre os/as colegas recebe uma nova base, uma base sólida e propícia. Tanto a nível profissional como a nível particular, a mediação é o método ideal sempre que as pessoas em divergência queiram ou tenham de continuar a colaborar e/ ou a conviver.

A mediação, que é regulada pela lei de mediação e que respeita sete princípios, ainda tem um efeito de aprendizagem. Os conhecimentos adquiridos sobre a causa e o desenvolvimento de conflitos ajudam a evitar conflitos no futuro.

Mais em https://mediacao.buss.pt/

A mediação não é um passeio – Restabelecer o workflow com a mediação de conflitos (ccila-portugal.com)

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